Nesta quarta-feira (26), a TIM anunciou a inauguração de uma nova sede do seu laboratório 5G, o TIM Lab, na cidade do Rio de Janeiro. O centro de inovação, que conta com um espaço de mil metros quadrados, é mais um passo para a consolidação do protagonismo da operadora no desenvolvimento da tecnologia 5G.
O local foi aberto no bairro de São Cristóvão e tem como objetivo atrair cada vez mais um ecossistema de desenvolvimento de aplicações para melhorar ainda mais a rede da operadora e o serviço ao cliente.
No espaço serão recebidas iniciativas como validação de soluções, certificação de terminais, desenvolvimento de novas tecnologias e realização de testes. Com isso, a operadora espera atrair um ecossistema de desenvolvimento de aplicações focadas na rede de quinta geração.
De acordo com a TIM, o espaço também é projetado com base em melhores práticas para instalações industriais e ambientes de testes, contando com equipamentos de ponta e soluções virtualizadas. Além disso, o objetivo da operadora é estabelecer cada vez mais parcerias com os desenvolvedores de solução, e também com vários laboratórios de inovação no Brasil.
Através da infraestrutura do TIM Lab, a operadora continua a testar inúmeras aplicações possíveis com o 5G para levar novas soluções que possam de fato ser relevantes para seus clientes e o mercado. A TIM está sendo protagonista na aceleração da rede de cobertura 5G no Brasil e quer ter essa mesma liderança na criação de novas soluções e ofertas com a tecnologia de quinta geração.
O TIM Lab foi fundado em 2017, e até então, funcionava na sede da operadora na Barra da Tijuca. Nesse espaço, já foram desenvolvidos testes envolvendo o 5G standalone, ainda em 2019.
“Através da infraestrutura, a operadora continua a testar inúmeras aplicações possíveis com o 5G para levar novas soluções que possam de fato ser relevantes para seus clientes e o mercado“, apontou a operadora.