Assim como o Google e a Roku, a Amazon lançou um serviço de streaming na modalidade gratuita e com anúncios (FAST): o Fire TV Channels, que está disponível para os usuários dos dispositivos Fire TV. Com um catálogo de 400 canais, a plataforma está competindo diretamente com ofertas semelhantes da Roku e Google TV.
A ideia da plataforma é atender a crescente demanda por conteúdo de streaming gratuito que tem ocorrido ultimamente no mercado. Assim como outros serviços do tipo, não precisa fazer cadastro para acessar o Fire TV Channels ou pagar taxas associadas ao conteúdo. Além disso, o serviço é atualizado diariamente com novos conteúdos, incluindo opções ao vivo e sob demanda.
O serviço oferece uma ampla variedade de conteúdo, incluindo notícias locais e nacionais, esportes, viagens, culinária, videoclipes musicais, programas antigos de TV e muito mais. Há canais como NHL, Xbox e TMZ, além de uma nova categoria de viagens com conteúdo da Tastemade Travel, “Rick Steves’ Europe” e “Travel Hacks”. A plataforma incluirá também conteúdo da PGA.
A diretora de publicidade, monetização e engajamento do Fire TV, Charlotte Maines, disse que o Fire TV Channels foi projetado para fornecer uma experiência simples e fácil de usar.
“Com o Fire TV Channels, estamos fornecendo uma experiência simples e baseada em categorias que torna fácil descobrir o que você deseja assistir enquanto expandimos constantemente as ofertas de conteúdo”.
De acordo com a Amazon, todos os dispositivos Fire virão com uma aba “Free” na tela inicial para a navegação instantânea no Fire TV Channels. O serviço terá conteúdo ao vivo, linear e VOD, com novas adições diárias.
Vale ressaltar que por se tratar de canais FAST é um serviço suportado por anúncios. Ou seja, o usuário fica exposto a propagandas publicitárias durante a programação.
O Fire TV Channels pode levar conteúdo gratuito para mais de 200 milhões de usuários, pois é a quantidade de dispositivos Fire TV vendida em todo o mundo. Além de contabilizar uma média de 155 milhões de espectadores mensais únicos em soluções de streaming com anúncios da Amazon.
Com isso, além de atrair novos clientes para o seus produtos, pois segundo a Amazon, seus clientes Fire TV tendem a incluir assinantes do Prime e famílias mais jovens, pode atrair também anunciantes para sua plataforma.