22/11/2024

Netflix tem alta no lucro e ganha 5 milhões de assinantes no 2T23

Segundo a empresa, o ganho está relacionado a política de restringir o compartilhamento de senhas aplicadas em mais de 100 países.

Nesta quarta-feira (19), a Netflix divulgou seu balanço financeiro referente ao segundo trimestre do ano, onde registrou um lucro líquido de US$ 1,48 bilhão, o que representa um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita somou US$ 8,2 bilhões, alta de 3% em relação aos US$ 7,97 bilhões do ano anterior.

“A maior parte do nosso crescimento de receita este ano é do crescimento em volume por meio de novas associações pagas, e isso é em grande parte impulsionado pela medida de compartilhamento pago”, disse Spencer Neumann, Diretor Financeiro da Netflix.

Entretanto, o destaque dos resultados vai para um salto de 5,89 milhões de contas que a plataforma ganhou nos meses de abril, maio e junho, totalizando 238 milhões de clientes, o que significa um crescimento de 8% no comparativo com o segundo trimestre de 2022.

Para o 3º trimestre, a previsão é de uma receita de US$ 8,5 bilhões, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. O crescimento virá do aumento da média de assinaturas pagas, disse a empresa. O lucro líquido esperado é de US$ 1,58 bilhão.

De acordo com a Netflix, o aumento no número de assinantes é resultado da sua política de acabar com o compartilhamento de senha entre os usuários, que está sendo aplicada desde maio nos países onde opera, além do aumento no nível de publicidade.

A empresa afirmou que lançou o compartilhamento pago — seu esforço para fazer com que os usuários parem de dividir contas com outras pessoas gratuitamente, em mais de 100 países após iniciar sua ampla implantação no início deste ano. “Os ganhos em cada região são agora maiores do que antes da mudança, com mais assinaturas do que cancelamentos”, afirmou o grupo em seu comunicado de resultados trimestrais.

Após passar por um ano difícil (2022), a Netflix busca gerar mais receitas para empresa. Como resultado, além da restrição de compartilhamento de senhas, criou um plano básico mais barato suportado por anúncios. Inclusive, anunciou o fim do pacote de assinatura sem anúncios nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Com isso, os consumidores desses países ficam com a opção de contratar o plano com anúncios e duas opções mais caras sem anúncios. Além disso, assim como já está ocorrendo nos mais de 100 países onde opera, é necessário uma taxa extra mensal por usuário adicional.

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