Buscando impulsionar a venda de seus dispositivos, a Xiaomi lançou o Xiaomi Easy Finance Program (XED), um programa que oferece empréstimos digitais para consumidores que desejam adquirir um smartphone da marca. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Axio, um serviço financeiro digital ao consumidor, e a Trustonic, uma empresa de segurança e serviços digitais.
O programa começa pelo Redmi 12, um smartphone com preço abaixo de 15 mil rúpias indianas (cerca de R$ 930). De acordo com a empresa, o Xiaomi Easy Finance Program visa fornecer “soluções financeiras inclusivas” com opções flexíveis e acessíveis aos consumidores na compra de um smartphone.
Os empréstimos são aprovados instantaneamente por meio de um processo digital e sem papel, com opções EMI gratuitas. “Sempre tivemos como objetivo tornar a tecnologia acessível a todos. Com o Xiaomi Easy Finance, estamos dando mais um passo significativo para atingir esse objetivo”, disse Muralikrishnan B, presidente da Xiaomi Índia.
“Este programa nos permite oferecer aos nossos clientes uma solução de financiamento conveniente e fácil. Ele garante que possuir smartphones Redmi não esteja apenas ao alcance, mas também seja uma experiência digital perfeita e sem complicações, independentemente de sua localização“, acrescentou.
Com o programa, a Xiaomi busca aumentar sua participação de mercados, pois tem perdido presença nos últimos trimestres para a Samsung e a Vivo, de acordo com a Counterpoint Research. A empresa também disse que lançará menos modelos este ano em uma tentativa de simplificar seu portfólio.
Segundo Gaurav Hinduja, diretor-gerente da Axio, o esquema de financiamento pode revolucionar o mercado de smartphones. Já Ajey Mehta, vice-presidente da Trustonic, diz que “Ao enviar lembretes de pagamento pontuais, minimizamos efetivamente as taxas de inadimplência e capacitamos os clientes a expandir sua base de clientes, concedendo aprovação de crédito a uma gama mais ampla de clientes”.
Programa de empréstimo
O programa da Xiaomi é semelhante ao já praticado pela Samsung desde 2019, onde os executivos seniores consideraram como um impulsionador crucial para o crescimento da empresa e eventual posição de liderança no mercado indiano de smartphones.