Nesta segunda-feira (30), a Meta anunciou o lançamento de um novo plano de assinatura paga e sem anúncios do Facebook e do Instagram. A novidade estará disponível a partir de novembro para os usuários da União Europeia (UE), do Espaço Econômico Europeu (EEE, que inclui Noruega, Islândia e Liechtenstein) e da Suíça, e vai banir as propagandas que aparecem na linha do tempo de quem usa as redes sociais.
O sistema de assinatura contará com duas formas diferentes de acessar, com valores diferentes. Para acesso do Facebook e do Instagram via desktop ou por navegadores, será cobrada uma taxa de 9,99 euros por mês (US$ 10,59, ou R$ 53, na cotação atual) . Já para os dispositivos móveis iOS e Android, via aplicativo, será uma taxa de 12,99 euros mensais (US$ 13,77 ou R$ 68).
Essa cobrança abordará todas as contas das duas redes sociais que estiverem conectadas diretamente à principal. Entretanto, a partir de 2024, será cobrado um valor adicional por conta extra, que será de 6 euros para uso na web e 8 euros nos aplicativos iOS e Android.
De acordo com a empresa, enquanto as assinaturas pagas estiverem ativas, a informação destes usuários “não será utilizada para publicidade“. Vale ressaltar que o Threads está excluído desse novo plano, pelo menos, por enquanto.
Na União Europeia, há uma regulamentação em evolução que levanta uma grande preocupação ao modelo da empresa de personalizar a publicidade visível com base em informações coletadas dos usuários, mesmo sem o consentimento explícito.
O lançamento do sistema de assinaturas, segundo a Meta, é adequar às normas europeias de dados digitais, permitindo que os usuários escolham pagar para remover as propagandas ou usem elas gratuitamente, mas consentindo com a coleta de seus dados para o uso em propagandas.
Dessa forma, a companhia busca atender aos pedidos da UE em relação à privacidade e ao tratamento de informação dos usuários. “Nós respeitamos o espírito e propósito das regulações europeias que estão evoluindo, nós estamos comprometidos a cumprí-las”.
“A opção para que as pessoas comprem uma assinatura sem anúncios equilibra os requisitos dos reguladores europeus, ao passo que oferece aos usuários opções e permite à Meta continuar servindo a todas as pessoas na UE, no EEE e na Suíça”, declarou a gigante americana.
Mesmo com o lançamento das assinaturas pagas, a versão gratuita, a empresa afirma que os usuários poderão continuar usando a versão gratuita, mas com publicidade. “A assinatura sem anúncios estará disponível para pessoas maiores de 18 anos, e continuaremos explorando como fornecer aos adolescentes uma experiência publicitária útil e responsável“, acrescentou.