Uma falha grave na rede de um dos principais fornecedores de internet da Austrália deixou mais de 10 milhões de australianos sem sinal de telefonia móvel e conexão nesta quarta-feira (08). O problema provocou atrasos nos transportes públicos, cortou linhas telefônicas de hospitais, impediu ligações de emergência para a polícia e bombeiros e interrompeu sistemas de pagamento.
De acordo com a Reuters, cerca de 40% dos clientes de telefonia da Austrália ficaram sem conexão por 12 horas, deixando todos sem internet e telefonia móvel. A agência de notícias disse que o apagão causou um caos na população que ficou buscando bancos para sacar ou depositar dinheiro, uso de mapas físicos, lojas perdendo vendas e problemas para entrar em edifícios comerciais mais tecnológicos que demandam conexão de rede para o acesso.
A Optus, subsidiária da Singtel, de Singapura, a segunda maior do país com mais de 10 milhões de clientes, identificou o apagão por volta das 4h05 (horário de Sydney, 14h de terça-feira no horário de Brasília). “Até que tenhamos realizado uma análise profunda e exaustiva das causas, não poderemos fornecer mais informações“, disse a CEO da Optus, Kelly Bayer Rosmarin.
A empresa de telecomunicações descartou a possibilidade de um ataque cibernético, afirmando que foi uma “falha técnica na rede”, mas que precisa de mais tempo para investigar a causa raiz. Há cerca de um ano, a companhia sofreu um ataque cibernético que resultou no roubo de dados pessoais de mais de nove milhões de clientes.
Com o apagão, de acordo com relatos, trouxe a discussão a dependência que a sociedade atual tem com a tecnologia, onde quase toda a rotina de atividades é realizada de modo online. Inclusive, dados do governo apontam que um quarto das consultas médicas do país são feitas online ou por telefone. De acordo com o Reserve Bank of Australia, nos últimos três anos as transações em dinheiro em espécie também caíram, indo para 16%.