Nesta semana, quatro comunidades indígenas do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus) receberam antenas de internet via satélites da Starlink. Foram instaladas 4 antenas em aldeias do rio Curuçá: Fruta Pão, Nutewa, Bucuac e Bela Vista.
De acordo com a prefeitura do município, agora são 25 as aldeias com o equipamento tecnológico. A novidade foi marcada por diversos eventos significativos, incluindo uma reunião geral do Condisi, interações com membros da aldeia.
A convite do cacique Raul Dunun Mayuruna, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Vale do Javari (Condisi), o prefeito do município de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União), acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cleide Ana Brotas Paiva, do secretário de Saúde, James Guedes, da secretária de Educação, Professora Elizete Monteiro, e comitiva, participaram na aldeia Nova Esperança da etnia Mayuruna, de encontro do Condisi, que reuniu representantes das etnias do Vale do Javari.
Durante a reunião do Condisi, o prefeito Paiva enfatizou a importância da participação ativa dos povos indígenas nas decisões que afetam suas vidas. Ele citou, por exemplo, a necessidade de políticas públicas inclusivas e voltadas para a saúde e bem-estar dos Povos Originários.
Com isso, investir em tecnologia representa uma mudança significativa no acesso à internet para os habitantes da aldeia, abrindo portas para oportunidades educacionais, econômicas e de comunicação que antes eram limitadas.
Durante a visita, a comitiva também aproveitou para visitar escolas que estão sendo construídas na região pela gestão municipal. Essa iniciativa reflete o empenho da administração em garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações, investindo na educação como base para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Vale do Javari
A Terra Indígena do Vale do Javari fica localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do estado do Amazonas, e é habitada por diferentes povos indígenas, como marubos, matsés, matis, kanamari e kulina.
A área foi demarcada em 2 de maio de 2001, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A região apresenta a maior densidade de povos indígenas isolados no mundo.