De acordo com a edição de 2023 do Best Global Brands, da Interbrand, a Apple, Microsoft, Amazon, Google e Samsung são as cinco marcas mais valiosas do mundo. Com destaque para a fabricante do iPhone que é pela 11ª vez consecutiva a marca mais valiosa do mundo das 24 edições do ranking. A empresa teve sua marca avaliada em US$ 502,6 bilhões, 4% acima do valor registrado ano passado.
Com essas empresas, percebemos que o segmento de tecnologia domina o topo da lista. Entre as cinco líderes, o maior crescimento de valor de marca foi registrado pela Microsoft, cuja avaliação alcançou US$ 316,6 bilhões (14% a mais do que em 2022).
O ranking da Best Global Brands lista as 100 marcas mais valiosas do mundo, e registra que houve uma desaceleração do crescimento do valor de marca em relação à edição de 2022, que teve 16% de crescimento em comparação com 2021. Neste ano, houve um aumento de 5,7%. A soma de todas as empresas que figuram no ranking alcançou o montante de US$ 3,3 trilhões neste ano.
A Interbrand explica que a desaceleração pode ser atribuída a uma falta de mentalidade de crescimento e de previsões ruins do mercado. Esse cenário, aliás, apresenta-se como tendência de longo prazo.
No ranking, a Airbnb é a que apresenta maior crescimento de valor com alta de 22% em relação ao ranking do ano anterior. No geral, sua posição é a 46, com valor estimado em US$ 16,3 bilhões.
Vale ressaltar também que este ano a Oracle e a Nespresso entraram para a lista, ocupando a 19ª colocação (US$ 34,6 bilhões) e 98ª posição, valendo US$ 6,1 bilhões, respectivamente.
Confira o top 10 das marcas mais valiosas do mundo:
- Apple – US$ 502,6 bilhões
- Microsoft – US$ 316,6 bilhões
- Amazon – US$ 276,9 bilhões
- Google – US$ 260,2 bilhões
- Samsung – US$ 91,4 bilhões
- Toyota – US$ 64,5 bilhões
- Mercedes-Benz – US$ 61,4 bilhões
- Coca-Cola – US$ 58,0 bilhões
- Nike – US$ 53,7 bilhões
- BMW – US$ 51,1 bilhões
O ranking completo, com as 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o Best Global Brands, pode ser conferido aqui.