Nesta sexta-feira (15), a Ligga Telecom anunciou que fez uma parceria com o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz) para fornecer uma rede 5G privativa no campus do grupo educacional, em Curitiba. A construção da estrutura já está em andamento e deverá beneficiar mais de 18 mil estudantes e professores do centro educacional.
Com previsão de lançamento para o dia 24 janeiro, esta será a primeira rede 5G privativa em uma universidade no Brasil. Sua conexão deve ser até 100 vezes mais rápida do que uma rede banda larga comum.
De acordo com os envolvidos, o projeto é integrado pela Databahn Solutions. O reitor da UniSantaCruz, Roger Bicalho, conta que “O laboratório do 5G oferecerá aos alunos uma oportunidade singular de interagir com tecnologias emergentes como realidade virtual, internet das coisas (IoT) e automação avançada impulsionadas pela rede 5G“.
“Com a solução de rede privativa 5G, habilitamos a criação de um ecossistema propício para o fomento da inovação, em que a educação e a tecnologia caminham juntas”, afirmou o CRO da Ligga, Rafael Marquez.
Com a rede privativa 5G, nos próximos meses, a UniSantaCruz vai implementar soluções para aprimorar a experiência educacional. Dessa forma, professores e estudantes terão acesso a tecnologia que vão aprimorar o ensino na universidade, como o uso de óculos de realidade aumentada em aulas específicas de análise detalhada de tecidos humanos e a instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EaD (para uma visão abrangente e interativa das aulas)
Além disso, haverá o escaneamento facial para liberação das catracas; check-in automático nas aulas para otimizar o registro de presenças; totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, horário das aulas, entre outros.
O mercado corporativo (B2B) tem sido um dos focos da Ligga, por meio da faixa de frequência 3,5 GHz regional no Paraná, em São Paulo e na região Norte, comprada no leilão. “O 5G oferece vantagens como altíssima estabilidade, capacidade de processamento para múltiplas soluções, aplicações e periféricos, além de proporcionar conexão em ultravelocidade e uma latência que tende a zero. O resultado disso é que nossos clientes corporativos terão uma rede sem fio de altíssima usabilidade e disponibilidade mesmo em um ambiente de alta concentração de dispositivos simultaneamente conectados, como é o caso do UniSantaCruz“, afirma Marquez.
A empresa, hoje com 14 mil clientes B2B no Paraná, foi formada a partir da aquisição das empresas Ligga, com 350 mil clientes em mais de 400 cidades no Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Com o lote comprado no leilão, atenderá cerca de 46% da população brasileira, abrangendo os estados do Paraná, São Paulo, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas.