Nos últimos anos, o mercado de streaming se deparou com uma expansão grande de plataformas, assim como um aumento na proporção de assinantes. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, de 2019 até este ano, subiu de 45% para 66% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam serviços de streaming de filmes e séries.
Entretanto, considerando apenas o comparativo entre 2022 e 2023, o número caiu: em novembro do ano passado, 69% assinava, enquanto em novembro deste ano, 66%.
A pesquisa aponta que 39% dos entrevistados assinam apenas uma plataforma, enquanto que 28% são os assinantes de dois serviços. Já aqueles que assinam cinco ou mais streaming, representam 10%. Na média, cada um desses consumidores assina 2,3 serviços diferentes.
Quando se trata dos mais assinados, sem nenhuma surpresa, a Netflix abocanha 80% dos entrevistados, enquanto que 47% responderam que assinam o Prime Video, 25% o Disney+, 23% o Globoplay e 19% a HBO Max. Com destaque para a plataforma do Grupo Globo, que em um ano, subiu de 19% para 23% a penetração entre os assinantes de streaming de vídeo, ultrapassando assim a HBO Max.
O hábito de assinar os serviços de streaming é mais frequente entre os jovens de 16 a 29 anos (72% assinam), seguindo das pessoas com 30 a 49 anos (67%) ou com 50 anos ou mais (61%). Quanto à classe social, é mais comum entre brasileiros das classes A e B (74%), que entre aqueles das classes C (68%) ou D e E (56%).
No panorama geral do uso de aplicativos, a pesquisa aponta que 98% dos brasileiros com smartphone já instalaram algum aplicativo e que 78% deles nunca pagaram pelo download de um app. A principal razão apontada por 69% é “não ver necessidade”.
O relatório entrevistou 2.068 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. O questionário foi elaborado por Mobile Time e aplicado online entre 15 e 24 de novembro de 2023 por Opinion Box. O grau de confiança é de 95%.