Nos períodos de festas, feriados e finais de semana é esperado que haja uma audiência maior na TV aberta, uma vez que as pessoas não estão trabalhando e passam mais tempo dentro de casa. Pelo menos, é o que espera a Globo, emissora líder de audiência no país. No entanto, não fez jus ao título no último fim de semana quando teve a pior audiência de sua história no atual modelo de aferição de índices.
De acordo com dados consolidados de audiência da Grande São Paulo revelam que a Rede Globo sofreu com a concorrência dos streamings em grande parte do dia. Nas 24 horas de domingo (24), a emissora teve média de apenas 8 pontos.
A emissora só conseguiu se isolar das demais durante o horário nobre entre 18h e meia-noite, com média de 11,4 pontos, contra 8,2 dos conteúdos sob demanda. No período da tarde, as plataformas de VOD tiveram uma vantagem, superando a Globo por 10,3 a 9,3 pontos, e empatando tecnicamente com o maior canal de TV aberta do país na madrugada (3,9 x 4,4).
No sábado (23), o horário de início da tarde também foi bom para rede, onde o Jornal Hoje teve o pior desempenho de 2023 e perdeu a liderança para a categoria que o Kantar Ibope chama de conteúdo sem referência (que inclui streamings e YouTube).
Entretanto, entre as emissoras de TV aberta, o telejornal liderou isoladamente, marcando 9,3 pontos na Grande São Paulo. No confronto direto, a Record teve 4,6; o SBT cravou 2,0 pontos; a Band ficou com 0,8; a Cultura com 0,4; e a RedeTV! com 0,2. Já o conteúdo sob demanda , no mesmo horário, das 13h25 às 14h11, teve média de 10,7 pontos e conseguiu quase 30% de todos os televisores ligados.
A Record também não teve uma boa audiência na véspera de Natal. A emissora, que é vice-líder isolada de segunda a sábado, teve o menor público do ano e só escapou do pior desempenho da história por conta do início do século, em que tinha números quase residuais na maior parte dos dias.
Marcando apenas 2,0 pontos nas 24 horas do dia, a Record viu praticamente todos os seus programas colapsarem na disputa pela vice-liderança com o SBT. Os únicos programas bem sucedidos na competição pelo segundo lugar foram as duas partes do Hora do Faro, que contou com a reunião dos participantes de A Fazenda 15, e a Bênção da Família — o evento anual comandado por Edir Macedo e seus familiares marcou 2,9 pontos de média, contra 2,6 de Eliana na rival.