De acordo com dados divulgados pela Conexis Brasil Digital nesta quarta-feira (10), a plataforma Não Me Perturbe terminou o ano de 2023 com 12 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing e crédito consignado, um aumento de 8,8% em sua base de usuários.
Segundo a entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil. Foi um crescimento de 974,9 mil números à base de telefones cadastrados em relação a 2022, sendo que em média, foram adicionados 81,2 mil por dia.
A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,52 milhões de números registrados, ou 6,5% do total de números ativos no estado. Já a maior proporção de números cadastrados para bloquear chamadas dentre a base de telefones existentes está no Distrito Federal, com 8,2% de todos os números telefones fixos e móveis do DF.
A plataforma Não Me Perturbe está em operação desde julho de 2019, e desde então o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em outubro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 15,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Com a ferramenta, os consumidores podem cadastrar seus números de celular para que sejam bloqueadas as chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. Lembrando que a ferramenta não bloqueia as ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.
O bloqueio também pode ser realizado para telefone fixo. Para aderir à plataforma, o usuário pode cadastrar seus números diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
“A Não Me Perturbe foi uma das medidas adotadas pelas operadoras para reduzir a prática de telemarketing abusivo, que em 2023 avançou com o lançamento do aplicativo, tornando ainda mais simples o cadastro de números na plataforma”, afirmou o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.