O Google celebra mais uma conquista em 2023. Um relatório divulgado nesta sexta-feira (2) mostra que o YouTube Music, serviço de streaming do YouTube, alcançou um novo recorde de assinantes no ano passado, com mais de 20 milhões de contas chegando à plataforma no período. Com esse impressionante resultado, o aplicativo totaliza 100 milhões de inscritos em todo o mundo, ficando atrás do Spotify que conta com mais de 500 mi de usuários ativos.
Em seu blog oficial, o YouTube comemorou os 100 milhões de assinantes em nove anos desde que o streaming estreou inicialmente no sistema operacional Android. Liar Cohen, diretor do YouTube Music, destacou as várias funcionalidades adicionadas na plataforma desde seu lançamento em 2015 como substituto para o Play Music.
Entre as novidades implementadas pela desenvolvedora de lá para cá estão as mudanças na interface e recursos que melhoram a experiência dos ouvintes, como a aba “descobertas”, rádio, capas de playlists com IA generativa e mais. Segundo a empresa, o acervo conta com mais de 100 milhões de músicas e artistas.
Disponível há bastante tempo no mercado brasileiro, o Music está incluso na modalidade Premium do YouTube, que além do acesso ao streaming de áudio também oferece alguns outros benefícios, como o fim da exibição de anúncios nos vídeos, botão para download e reprodução em segundo plano; o pacote individual custa R$ 24,90 mensais.
Outros apps de streaming
Conforme mencionado anteriormente, o Spotify é um dos principais players do mercado de áudio on-demand com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os meses. Esse número expressivo confirma a popularidade do serviço mundo afora, mas também há outros concorrentes de peso, como o Apple Music, Deezer e Tidal.
É difícil termos ideia do volume total de assinaturas globalmente, pois alguns aplicativos não divulgam essa informação publicamente. Entretanto, um levantamento feito pela Music Business Worldwide (MBW) traz dados consolidados nos Estados Unidos em 2023.
No país, o Spotify liderou em fevereiro do ano passado com 44,4 milhões de ouvintes por mês, seguido pelo Apple Music (32,6 mi), Amazon Music (29,3 mi) e YouTube (8,5 mi).