A operadora de telefonia móvel Claro está enfrentando problemas de conexão neste sábado (03). Segundo o serviço de monitoramento Downdetector, que registra reclamações de usuários sobre serviços online, a falha começou por volta das 15h e se intensificou agora no início da noite. A pane na Claro está afetando principalmente as cidades de Recife, Paulista e Olinda (todas cidades de Pernambuco).
São Paulo, Itaim Paulista (SP), Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre também aparecem como locais que estão recebendo ocorrências no serviço de monitoramento da Ookla. No entanto, a Claro nega que esses demais municípios estejam enfrentando qualquer falha e que as queixas fora do estado de Pernambuco são isoladas.
Os usuários relatam dificuldades para acessar a internet celular, fazer e receber chamadas e enviar e receber mensagens. Alguns clientes chegam a ficar completamente sem sinal em determinados momentos, e depois a conexão retorna para a tecnologia 3G.
A falha da operadora afeta milhares de clientes pernambucanos, que dependem dela para se comunicar, trabalhar, estudar e se divertir. A Claro é a segunda maior empresa de telefonia móvel do Brasil, com cerca de 25% de participação de mercado. Nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Recife, a Claro lidera em número de clientes. Os dados de market share são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Posicionamento da operadora Claro
A Claro ainda não se pronunciou oficialmente sobre a causa e a previsão de solução do problema na região metropolitana do Recife. Cobramos um esclarecimento para a assessoria de imprensa da empresa e, quando recebermos um retorno, atualizaremos essa postagem.
[ATUALIZAÇÃO – 03/02/2024 22H23]:
Em resposta ao portal Minha Operadora, a Claro enviou a seguinte nota sobre o caso:
“A Claro informa que seus serviços já estão operando dentro da normalidade em Pernambuco. A operadora esclarece que, por conta do rompimento de fibra durante a troca de poste, clientes da operadora de algumas regiões do estado podem ter enfrentado dificuldade para acessar os serviços móveis. A operadora reforça que suas equipes técnicas trabalharam prontamente e os serviços foram restabelecidos.”
Na rede social X (antigo Twitter), alguns usuários estão se queixando sobre a queda na rede. Confira abaixo alguns posts: