A IDC América Latina publicou um estudo em que avalia a possibilidade do setor de redes celulares privativas no Brasil movimentar o equivalente a US$ 220 milhões em 2024. A análise feita pelos especialistas considera as categorias wireless, serviços profissionais e serviços gerenciados. O relatório referente ao ano passado traz alguns indicadores interessantes sobre essas redes, modalidade projetada especialmente para uso no ramo comercial.
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As redes privativas são redes de comunicação dedicadas, que operam em frequências licenciadas ou licenciadas compartilhadas, e que fornecem conectividade para empresas, órgãos governamentais e outros tipos de organizações. Elas são utilizadas para uma variedade de aplicações, como interconexão de filiais e escritórios remotos, serviços de voz, dados e IoT, aplicações de segurança e vigilância, conectividade industrial, etc.
A IDC destaca que o segmento de redes corporativas é o maior mercado de redes privativas no Brasil, e representa cerca de 80% do total da receita. No entanto, os segmentos de governo e industrial também estão crescendo rapidamente, e devem representar cerca de 15% e 5% da receita, respectivamente, em 2024.
A projeção é que o mercado cresça a uma taxa composta anual de 32,4% no período de 2022 a 2026. Segundo Luciano Ramos, diretor de telecom da IDC América Latina, as empresas privadas podem ampliar nos próximos meses o uso das redes móveis no setor privado, com destaque para progressos em Internet das Coisas (“IoT”, na sigla em inglês) e o modelo network as a service (NaaS).
Ramos aproveitou para pontuar alguns dados levantados pelo estudo, como o fato de que 48% dos líderes de TI foram abordados sobre redes privativas, mas apenas 6% possuem um sólido conhecimento sobre o tema, podendo dificultar a implementação.
O mercado de redes privativas no Brasil é um mercado emergente, mas apresenta um grande potencial de crescimento. As empresas que estão investindo em redes privativas estão bem posicionadas para aproveitar as oportunidades de crescimento deste mercado.