O serviço de internet direto para celular é uma das apostas da Starlink, que iniciou os testes para fornecer o serviço mundialmente. Elon Musk, CEO da SpaceX, anunciou no sábado (02) por meio de uma publicação no X (antigo Twitter) que a empresa atingiu velocidade de 17 Mb/s em internet via satélite direto para celular.
De acordo com uma consulta ao número de série do telefone mencionado na captura de tela da postagem revelou que o telefone é provavelmente uma versão Phantom Silver do Galaxy S21 Ultra (128 GB) da Verizon. O interessante é que esse aparelho não possui nenhum hardware especial capaz de se conectar a satélite para chamadas e mensagens.
O experimento é fruto de uma série de testes que começaram há alguns meses, depois que a Starlink fechou uma parceria com a T-Mobile, operadora estadunidense, para criar um serviço de telecomunicações via satélite com chamadas e mensagens de texto.
O “Starlink Direct to Cell” é um projeto que busca oferecer serviço de internet via satélite para celulares sem a necessidade de um hardware especial que se conecte ao satélite. O teste em questão apresentou alguns erros nos envios da mensagem, mas o resultado é bem promissor.
A ideia é fazer com que qualquer smartphone convencional seja capaz de se conectar diretamente a um satélite, recebendo e fazendo chamadas e mensagens, sem um hardware especial. Starlink tem testado esse serviço e parece que poderemos ser disponibilizado em breve.
A velocidade alcançada pelo “Starlink Direct to Cell” é consideravelmente inferior à velocidade alcançada na internet móvel tradicional em uma área com boa cobertura. No entanto, é importante lembrar que o recurso é uma solução emergencial, ou em casos em que não há cobertura celular das operadoras tradicionais. O próprio Elon Musk destacou na rede social, que a internet via satélite da Starlink para celulares é “um sistema que só é efetivo onde não existe serviço de celular“.
Entretanto, é um resultado bom para que seja possível levar conectividade para áreas em que as torres de telecomunicações tradicionais não chegam. Exemplo dos locais remotos como a Amazônia, ou até mesmo no Polo Norte.