O jornalista e empresário Douglas Tavolaro, criador da versão brasileira da CNN e ex-diretor de jornalismo da Record, anunciou a chegada de um novo canal de notícias ao Brasil, que será uma versão brasileira do canal jornalístico de negócios e finanças CNBC, originário dos Estados Unidos. O canal de jornalismo e entretenimento deve ser lançado no segundo semestre de 2024.
Junto com o fundo de investimentos Attention Economics (com sede na Inglaterra), Tavolaro criou a Times Brasil, grupo de mídia que abrigará a operação local da CNBC, que é de propriedade da NBCUniversal (Comcast). No caso, Douglas Tavolaro terá 85% das ações, enquanto o fundo inglês vai ficar com os 15% restantes.
De acordo com comunicado, a operação multiplataforma não será apenas dedicada a notícias. A programação também terá atrações de temas variados, voltados ao lifestyle, entretenimento e até realities. A programação da CNBC brasileira será exibida em streaming, canais digitais e na TV por assinatura.
É a primeira vez que o canal CNBC estará disponível no Brasil, cujo acordo foi costurado por meio da Attention Economics, empresa especializada em empreendimento de mídia internacional. A companhia tem como representante Gregory Beitchman, ex-vice-presidente comercial sênior da Warner Media e da CNN International.
A Times Brasil será liderada pelo próprio Tavolaro, que exercerá as funções de chairman e presidente do Conselho Editorial. Sua sede editorial será em São Paulo, com correspondentes em outras cidades do Brasil e também do exterior.
Em comunicado, o jornalista falou que a CNBC é um ícone global do jornalismo e uma referência para qualquer empresa de mídia do planeta. “Seu jornalismo é um modelo único de notícias confiáveis que tem a marca da NBCUniversal News Group. Uniremos a força e a qualidade do líder mundial na área com a experiência e o talento dos brasileiros para oferecer uma nova opção de informação ao Brasil”, declarou.
Segundo o comunicado, a Times Brasil já está em fase de montagem e estrutura e definição de sedes, bem como da construção da identidade de marca e a linha de conteúdo da CNBC brasileira.
“A partir deste mês, a empresa iniciará diversas atividades de montagem da infraestrutura, definição do resto da sede, da identidade da marca e dos conteúdos, além do recrutamento e formação de jornalistas e equipas de produção”, refere o comunicado de imprensa.