Nesta segunda-feira (11), durante sua agenda de compromisso em Belém (PA), o Ministro das Comunicações (Mcom), Juscelino Filho, junto com o Ministro do Turismo (MTur), Celso Sabino, assinaram um Protocolo de Intenções para ampliar a cobertura móvel e instalar wi-fi gratuito em pontos estratégicos para os turistas nacionais e internacionais que passeiam pelo país.
A iniciativa é parte do movimento “Conheça o Brasil: Conectado”, que busca levar uma melhor experiência para o turista que passeia pelo país. Também participaram do evento o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o governador do Pará, Helder Barbalho; além do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius.
O acordo propõe investimentos em infraestrutura de telecomunicações para promover a ampliação de internet de qualidade e wi-fi gratuito em locais estratégicos para aqueles que visitam as atrações turísticas em todas as regiões do país. O objetivo é que os turistas tenham acesso à internet em locais próximos a hotéis, parques naturais e urbanos, aeroportos, pontos turísticos e áreas com grande movimentação turística.
Os ministérios das Comunicações e do Turismo pretendem fechar parcerias com as empresas para investir na infraestrutura de telecomunicações. Juntos, as pastas também irão escolher os pontos turísticos que serão atendidos, além do investimento na ação. O prazo de vigência do Protocolo de Intenções entre as duas pastas será de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.
Juscelino explicou que ações como essa é um dos movimentos do Ministério das Comunicações que busca “democratizar o acesso à internet e expandir a conectividade para todo o país”
“Agora estamos avançando também nos pontos turísticos, de forma gratuita. Este é um setor muito importante para a nossa economia, pois recebemos turistas de todas as partes do Brasil e do mundo”.
O Ministério das Comunicações vai articular com as instituições públicas e privadas para proporcionar o acesso e a qualidade de conexão à rede de telecomunicações, além de mobilizar provedores de infraestrutura e serviços de telecomunicações para viabilizar o acesso e a melhoria da qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos brasileiros para os turistas.
O ministro Celso Sabino explica que a falta de internet de qualidade pode ser um empecilho para o desenvolvimento do país, mas que a parceria entre os ministérios vai mudar isso. “Tenho certeza que a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”.