Na última sexta-feira (26), o Governo do Estado de Santa Catarina, inaugurou seu segundo projeto experimental com o serviço de internet via satélites da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk. A ideia é usar a tecnologia para conectar as viaturas e aeronaves da Polícia Civil.
A iniciativa é um movimento da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação para garantir comunicação entre veículos e a corporação em atividades das regiões mais remotas ou nas chamadas áreas de sombra.
O primeiro projeto, também experimental, foi o “Ambulância Conectada”, iniciado em 05 de fevereiro em unidades do Samu, com o objetivo de melhorar serviços urgentes prestados pelo Estado.
Na área de saúde, a internet via satélite ajudou, por exemplo, uma ambulância de Santo Amaro da Imperatriz a salvar pessoas vítimas de um acidente no dia 12 deste mês, na BR-282, em Rancho Queimado. Elas foram rapidamente socorridas graças à conexão de qualidade entre a ambulância e a Central de Regulação de Urgências do Samu.
Essa etapa contou com a instalação de antenas na base do Serviço Aeropolicial (Saer) de Criciúma, mas os resultados técnicos ainda serão avaliados. Além disso, será feito um estudo de viabilidade financeira para definir investimentos para a aquisição da tecnologia. O helicóptero de Chapecó também receberá o Starlink.
Na inauguração do segundo projeto experimental, esteve presente no município de Morro da Fumaça, o governador Jorginho Mello, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, e outras autoridades.
Jorginho Mello conta que aproveita o que a tecnologia tem a oferecer para facilitar a vida do cidadão, cumprindo a missão de cuidar das pessoas com capacidade inovadora. “Eu sempre digo que a tecnologia está aí para facilitar a vida do cidadão, melhorar o atendimento que o Estado oferece para a população. Essa é mais uma ação que mostra o nosso trabalho para aprimorar a segurança pública catarinense, que é um exemplo para o Brasil”.
Nessa próxima etapa, a proposta é conectar os policiais civis via rádio. Isto é, caso seja necessário entrarem em uma mata fechada, onde não é possível ir com a viatura, eles possam se comunicar via o serviço de inteli da Starlink.
“Governar é gerar conexão. E este tipo de conectividade transforma e salva vidas, além de dar mais qualidade e segurança para quem está trabalhando. Através da comunicação via satélite, possibilitamos mais agilidade e confiança nos serviços prestados, destaca Mello.