22/11/2024

Segurança Digital: Anatel lança campanha do movimento #FiqueEsperto

Movimento #FiqueEsperto é uma ação de conscientização promovida pela Anatel que envolve diversas outras empresas de tecnologia.

A campanha #FiqueEsperto, lançada pela Anatel, iniciou nesta quinta-feira (2/5) nas redes sociais da Agência. Seu propósito é alertar os consumidores sobre os riscos de fraudes e golpes online.

Ao longo de maio, serão compartilhadas orientações sobre precauções ao lidar com telemarketing, mensagens de texto de números desconhecidos e contatos de atendimento indicados por SMS ou ligações.

Além disso, serão oferecidas dicas para a leitura segura de QR Codes e para verificar linhas pré-pagas ativas vinculadas ao CPF através do Portal de Consultas cadastropre.com.br.

O Movimento #FiqueEsperto realiza campanhas a cada três meses, disponibilizando dicas de segurança através do portal https://fe.seg.br, SMS, e e-mail pelas operadoras de telefonia móvel, além de divulgação nos canais institucionais dos parceiros. As dicas também podem ser acompanhadas nas redes sociais através da hashtag #FiqueEsperto. A primeira campanha deste ano foi em fevereiro, e as próximas estão agendadas para agosto e novembro.

O #FiqueEsperto, iniciado em outubro de 2020 pela Anatel como parte das ações de Fiscalização Regulatória, começou como uma campanha de seis meses para conscientizar os consumidores sobre fraudes digitais. Devido à importância do tema, a iniciativa foi mantida, transformando-se em um movimento contínuo com campanhas regulares.

O Movimento #FiqueEsperto está alinhado com o Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, que visa prevenir fraudes no ecossistema digital para promover a conscientização e segurança dos usuários. Além das campanhas, a Anatel disponibilizou no Portal dicas de prevenção contra fraudes e golpes, além de orientações sobre segurança e privacidade online.

13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto: Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp); Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação NEO; Banco Central do Brasil (Bacen), Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), Proteste e WhatsApp. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários