A iez! telecom (antiga Cloud2U) firmou uma parceria com a Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, que passará a compartilhar seus serviços de Core as a service, e possibilitará a ampliação da cobertura de 5G das duas empresas.
Com o acordo que foi formalizado em março, a empresa do Grupo Greatek poderá usar a infraestrutura da Algar Telecom, o que também contribuirá para a instalação da sua infraestrutura 5G em três estados da região Sudeste.
A iez! telecom foi uma das vencedoras da licença regional do 5G para operar nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (exceto setor 3) com a frequência de 3,5 GHz em uma faixa de 80 MHz. O setor 3 do Plano Geral de Outorgas foi adquirido pela Algar no mesmo certame.
Conforme o contrato entre as empresas, a operadora regional utilizará a infraestrutura do Core de Rede da Algar Telecom como fornecedora de serviços de tarifação, provisionamento, NOC (Network Operations Center) e data center.
Esse modelo de serviço é novo na Algar Telecom. Em comunicado, a empresa conta que a parceria foi viabilizada em razão de investimentos em uma nova plataforma de core de rede, que funciona na modalidade “As a Service” (como um serviço, em tradução livre). Isso permite que o sistema, antes restrito para os seus clientes, seja oferecido para parceiros de negócios.
“A modalidade As a Service traz um custo menor aos parceiros, uma vez que eles não precisam contratar todas as plataformas, possibilitando que eles foquem seus investimentos no plano de negócio e na captação de clientes”, ressalta Leovaldo Martins, diretor da InfraCO da Algar Telecom.
Segundo o CEO da iez! telecom, Rafael Gmach, a telecom vai se dedicar a levar o serviço a consumidores, empresas, hospitais e escolas de áreas menos urbanizadas. “A parceria com a Algar Telecom nos permite levar a revolução do 5G para os interiores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo”, destacou o executivo,
“Acreditamos que a tecnologia deve ser uma ferramenta de igualdade, e estamos dedicados a transformar esse acesso em realidade tanto para as famílias quanto para empresas, hospitais e escolas das áreas menos urbanizadas destes três Estados para que, desta maneira, todos possam alcançar e usufruir das tecnologias avançadas e impulsionar suas atividades pessoais e profissionais”, afirma Gmach.