A Surf USA Mobile foi lançada nos Estados Unidos nesta segunda, 13, oferecendo serviços móveis pré e pós-pagos. A empresa, com capital, tecnologia e equipe brasileira, firmou acordo com a T-Mobile para operar como uma MVNO. Com seis anos de experiência no mercado brasileiro, a Surf USA Mobile pretende competir pelo mercado de clientes nos Estados Unidos.

O CEO da operadora brasileira, Yon Moreira, revelou durante o lançamento em Nova Iorque que pretende, em até cinco anos, tornar-se o quarto maior operador de telefonia móvel nos EUA, além de assumir a direção das operações no país. Ele destacou que, no Brasil, a empresa é a maior operadora de celular fora das três principais, com cobertura em todos os municípios brasileiros, e busca replicar esse sucesso nos EUA.
No lançamento da operação, o ministro das Comunicações Juscelino Filho destacou a tragédia ambiental enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul devido aos fortes temporais. Ele observou que a rede de telecomunicações foi amplamente afetada em todo o estado, resultando em cerca de 500 mil pessoas desalojadas. Após participar de uma reunião na Casa Civil, responsável pela coordenação das ações do Governo Federal na reconstrução, o ministro anunciou que a Surf Telecom, consciente da situação, manterá os serviços gratuitos para seus clientes no estado até que a situação se normalize.
Juscelino Filho também ressaltou a capacidade de inovação da Surf Telecom ao expandir suas operações para além das fronteiras nacionais, em um dos mercados mais competitivos do mundo. Por sua vez, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou o papel da agência em executar a política pública do Governo Federal. Ele enfatizou que a expansão da Surf Telecom para os Estados Unidos reflete uma política pública bem elaborada pelo governo, que visa estimular a competição e a expansão para novos mercados, sendo essa uma ação conduzida com sucesso pela Anatel.
O CEO da Surf Telecom enfatizou durante o evento que a empresa foi construída com base no cumprimento da legislação brasileira, ressaltando a importância do estado de direito e do ambiente regulatório para o seu sucesso. Essa declaração pode estar relacionada à disputa envolvendo o sócio estrangeiro das operações brasileiras, a Plintron, que recentemente teve uma liminar negada pela Anatel para assumir o controle da empresa, uma decisão que está sendo contestada judicialmente pela agência reguladora.
Difícil acreditar quando falo com amigos que estão lá trabalhando instalando antenas da starlink para ajudar na comunicação local. Iniciativa voluntária da maioria sem nenhuma informação de ajuda do governo federal.