O provedor mineiro Master Internet, anunciou a aquisição de quatro ISPs no interior de São Paulo, em uma estratégia para fortalecer sua presença nas cidades do Vale do Paraíba. As fusões e aquisições foram realizadas em Tremembé, São José dos Campos e Taubaté. Com isso, a empresa busca um crescimento inorgânico onde já atua e em municípios vizinhos, de acordo com CFO da Master Internet, Ebert Sousa.
O executivo falou em entrevista que busca potencializar os ganhos para a operação. “Essa questão da sinergia é muito importante. Se eu compro algum ativo em Taubaté (SP), onde eu já tenho uma operação, esse retorno é muito mais rápido”, explica ao Teletime. “Por isso que, em tese, a gente não está procurando novas geografias.”
Sousa ainda conta que a estratégia é ter uma base que sustente financeiramente a empresa. Ou seja, o objetivo não é aumentar. Em 2023, o crescimento da rede fibra, que tem 6 mil quilômetros de extensão, foi de 15%.
“Não queremos aumentar a base por aumentar, mas para ter sustentabilidade financeira, trazer retorno para a companhia. Crescer está bem desafiador. Precisamos estar sempre bem, colocando esse dinheiro no lugar que em que o retorno é mais seguro”, diz o CFO.
A Master Internet já planeja há tempo aumentar sua presença em regiões onde já possui infraestrutura. Por exemplo, a empresa atua em Taubaté desde 2018, e com novas aquisições, sua penetração no mercado da cidade aumenta.
Atualmente, a telecom está presente em 73 cidades, incluindo aquelas localizadas no norte e centro-oeste de Minas Gerais e as situadas no interior paulista. No ano passado, contabilizou 130 mil clientes, e hoje já passou a ter 145 mil usuários. O custo de aquisição por cliente nas aquisições gira em torno de R$ 1,8 a R$ 2 mil por usuário, com o retorno estimado em 36 meses.
“Nós temos uma estratégia muito bem definida. Nos locais em que atendemos, não entramos em guerra de preços. Em todas as cidades e em alguns bairros você tem um provedor muito pequeno que não faz conta: ele faz o atendimento, e a gente sabe a informalidade que muitos têm“, disse.
A qualidade do atendimento aos clientes é um dos pontos chaves que a empresa quer usar para se sobressair perante os concorrentes. “O nosso diferencial é o atendimento mais próximo. Temos uma loja própria na maioria dessas cidades, então há uma proximidade com os clientes. Nós temos insistido muito neste tipo de comunicação e na proximidade com os usuários“, diz Sousa.
Segundo o CFO, as parcerias são outros viés que a empresa tem trabalhado, buscando acordos com outros provedores, com a oferta de produtos que mitigam ataques, IP Dedicado e Trânsito e Transporte de PTT (Pontos de Troca de Tráfego na Internet).
“Estamos conversando inclusive com provedores maiores da região do Vale do Paraíba”, afirma Sousa.