O Instagram está atualmente experimentando uma nova funcionalidade destinada aos criadores de conteúdo, que oferece a possibilidade de “testar” Reels com diferentes públicos antes de publicá-los diretamente em seus perfis.
Esse recurso, ainda em fase de testes, permite que os criadores publiquem um vídeo no formato de Reel para um público específico composto apenas por não seguidores. Dessa forma, os seguidores do criador não terão acesso ao Reel, e o vídeo não será exibido no perfil do criador.
Essa função visa ajudar os criadores a experimentar e ajustar seu conteúdo com um público diferente, sem impactar diretamente seus seguidores ou a estética do seu perfil.
A nova funcionalidade do Instagram permite que os criadores testem Reels com novos públicos, além dos seus seguidores. Após publicar um Reel, o criador recebe dados de desempenho, como visualizações, curtidas e compartilhamentos.
Com base nesses insights, o criador pode decidir se deseja compartilhar o Reel com seus seguidores e exibi-lo em seu perfil ou arquivá-lo. Esta função é uma evolução do “modo Experimento”, descoberto pelo engenheiro Alessandro Paluzzi em abril, que também permitia publicar Reels apenas para não seguidores.
O Instagram afirmou que “está sempre explorando diferentes formas para os criadores se expressarem na plataforma”, mas não forneceu detalhes específicos sobre os testes do novo recurso. Esse recurso pode ser uma resposta a reclamações sobre a limitação do alcance dos criadores, permitindo que eles experimentem e compreendam melhor quais tipos de conteúdo geram mais engajamento.
Além disso, a função pode ser especialmente útil para criadores que mantêm um feed cuidadosamente curado. Eles poderão experimentar diferentes tipos de posts sem que esses apareçam em seus perfis, evitando comprometer possíveis parcerias publicitárias ou a perda de seguidores. Os testes estão sendo conduzidos globalmente com uma seleção de criadores que possuem perfis de variados tamanhos.