A China é um país bastante fechado para negócios originados nos Estados Unidos, mas de acordo com o The Information, isso pode mudar. Acontece que uma reportagem aponta que a Apple está em suposta negociação com a China Mobile, empresa de telecomunicações chinesa, para viabilizar o lançamento do Apple TV+ no país chinês.
O status dessa negociação ainda é desconhecido, mas se for para frente e aconteça, o streaming da Apple será o único e primeiro serviço norte-americano a marcar presença na potência asiática. Isto porque, a lei na chinesa normalmente impede que os serviços dos EUA distribuam diretamente o seu conteúdo. Essa parceria com a China Mobile seria a forma que a empresa encontrou de contornar as restrições impostas pela legislação local.
A informação diz que esse é um acordo que está sendo conversado desde o ano passado, e aparentemente, a Apple queria anunciar a parceria, mas algo não deu certo. No caso, o Apple TV+ seria oferecido pela China Mobile que iria distribuir o streaming principalmente por meio das suas set-top boxes. Para acessar o serviço, obviamente, ainda seria necessário o pagamento de uma assinatura mensal. As duas empresas dividiriam a receita do contrato.
Caso a Apple consiga levar sua plataforma para a China, ela estará em uma dos maiores mercados consumidores do mundo, o que poderia ajudar o Apple TV+ a crescer sua fatia no mercado do serviço. Nessa lógica, a marca norte-americana também estuda levar outros serviços para o país chines, como o Apple Arcade.
Com o acordo é esperado que o serviços seja oferecido a preços muito mais baratos na China do que nos EUA. O Apple Music custa menos de US$ 2 por mês, por exemplo, em comparação com US$ 10,99 por mês nos EUA. Valores exatos, porém, só deverão ser divulgados depois que o negócio for fechado — isso se de fato as negociações avançarem.
Atualmente, o Apple TV+ está em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online. Além disso, o streaming pode ser encontrado em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. No Brasil, a plataforma custa R$ 21,90 por mês, além de ter um período de teste gratuito de sete dias.
Mais uma jogada de mestre da Apple! Se eles entrarem no mercado da China
eles conseguirão se expandir… para a Antártida
Lua
Marte …
A China é um grande mercado para a Apple que carece de serviço do tipo, conseguindo esse feito, ela terá um boom de assinantes por lá