O eSIM, a versão digital do tradicional cartão SIM usado em celulares, tem sido uma das escolhas pelos consumidores ao contratar um serviço de telefonia móvel, principalmente para aqueles que fazem viagens internacionais. Normalmente, o processo de ativação da tecnologia pode ser um pouco burocrático, mas as operadoras já estão trabalhando para facilitar a vida de seus clientes.
Assim como já é possível fazer na Claro, desde o iOS 17.2, a Vivo passou a permitir a conversão de um chip físico tradicional para um eSIM diretamente pelas configurações (settings) do smartphone. A novidade foi divulgada pelo MacMagazine, observada por um usuário de iPhone.
A conversão de um chip físico para eSIM está disponível nos Ajustes do iOS 17.5.1, versão estável mais recente do sistema operacional de iPhones. Segundo o relator, o recurso foi liberado via atualização da operadora, a qual aparece para os usuários por meio de um popup seguindo o caminho Geral » Sobre, nos Ajustes.
Para converter o SIM Card, basta ir em Ajustes, depois Celular, escolher a linha em questão e utilizar a opção Converter para eSIM. A novidade faz com que o processo de conversão para eSIM se torne prático e mais rápido. Até porque, antes converter o chip só era possível pelo aplicativo, eu em contato com uma loja da Vivo presencialmente ou pelo WhatsApp. Agora, com poucos toques, todo o processo foi simplificado e pode ser realizado em segundos.
Além da migração do SIM Card para o virtual, a função ainda permite a transferência do eSIM para outro iPhone via Bluetooth. Isso é possível por causa do mecanismo denominado Transferência Rápida do eSIM (eSIM Quick Transfer), implementado pela Apple no iOS há alguns anos. O que facilita a troca de aparelho, uma vez que não é necessário procurar a operadora para emitir um novo QR Code.
No entanto, é um recurso disponível para os modelos de smartphones da Apple. No android, é necessário recorrer à operadora, que deverá emitir um chip virtual para o novo smartphone.
Em teste realizado pelo usuário, ele não conseguiu fazer a transferência entre iPhones, mas acredita-se que é uma questão de compatibilidade, uma vez que um dos smartphones usado na experiência ainda estava rodando a beta do iOS 18. Ou pode ser também que a Vivo ainda não habilitou a funcionalidade em questão.