Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Maringá assinará um contrato com a Giga Mais Fibra e a Algar Telecom que serão responsáveis pela instalação de vários pontos de Wi-Fi Gratuito em 500 espaços públicos da cidade. A assinatura do acordo irá ocorrer na Praça Cidade de Bréscia, durante a abertura do evento Super Prefeitura nos Bairros na Vila Vardelina, que receberá o primeiro ponto de internet gratuito.
As duas empresas irão trabalhar em conjunto na garantia do serviço, disponibilizando internet de graça em todos os espaços ligados à administração municipal. A implementação dos pontos de Wi-Fi gratuito será realizada em três fases.
A Giga Mais Fibra ficará responsável pelo fornecimento dos links de internet, incluindo modems e roteadores, enquanto que a Algar Telecom será responsável pela instalação das antenas nos ambientes, configuração dos dispositivos e segurança da rede.
“Esse é o maior programa de inclusão digital da história de Maringá. Nossa cidade se consolida como uma smart city, o que reflete diretamente na melhora da qualidade de vida da comunidade. Maringá se tornará uma cidade mais conectada e inovadora”, afirma o prefeito Ulisses Maia (PSD).
César Rael, secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), reforça que “a assinatura do contrato é resultado de um trabalho intenso e minucioso que durou dois anos. Os estudos para a implantação de Wi-Fi gratuito iniciaram em 2022 e houve chamamento para período de testes e licitação, até chegarmos neste momento histórico para nossa cidade”.
De acordo com o projeto de conectividade, Maringá terá pontos de Wi-Fi gratuito nos seguintes locais:
- Praças
- Parques
- Serviços de assistência social
- Restaurantes populares
- Unidades de saúde
- Conselhos tutelares
- Feiras
- Bibliotecas
- Teatros
- Centros esportivos
- Vila Olímpica
- Quadras do ‘Meu Campinho’
- Terminal
- Rodoviária
- Aeroporto
- Unidades do Corpo de Bombeiros
- Guarda Civil Municipal
- Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)
- Escolas municipais
- Espaços administrativos da Prefeitura, como o Paço Municipal e secretarias
O contrato também prevê a instalação de pontos de Wi-Fi gratuito em novos espaços, conforme necessário.
A conectividade dos espaços será fornecida por fibra óptica, com velocidades de 500MB, 750MB e 1GB, a depender do tamanho de cada local. Serão mais de 1,5 mil antenas instaladas para garantir a estabilidade da rede e equipamentos exclusivos em cada espaço, com a capacidade de comportar 20 mil acessos simultâneos.