A Vivo, por meio da Telefônica Brasil S.A. que é a controladora da operadora, divulgou um Relato Integrado de 2023, destacando ter compromisso com o crescimento sustentável, ético e positivo para a sociedade.
Em documento com mais de 200 páginas a companhia fez um apanhado geral sobre o panorama de dados do ano passado, desde os destaques financeiros até os resultados relacionados a sustentabilidade e responsabilidade social.
Christian Mauad Gebara, CEO da Vivo, afirmou no documento que “o ano de 2023 foi marcado pelo crescimento e maior rentabilidade do nosso negócio, mesmo diante de um cenário de incertezas macroeconômicas.”
Gebara ainda afirmou que iniciou 2024 com o compromisso de “Digitalizar para Aproximar”, focando em oferecer a melhor experiência aos clientes e maximizar o retorno financeiro aos acionistas.
Em relação à expansão da conectividade, Gebara mencionou que a Vivo acelerou a implementação da rede 5G, estendendo-a para além das capitais, alcançando 47% da população brasileira em 173 cidades até o final de 2023.
Ele afirma que a empresa continua liderando o segmento móvel, com 38,7% de market share, oferecendo cobertura nacional com tecnologias 3G, 4G e 4.5G. Na infraestrutura de rede fixa, a Vivo possui a maior rede de fibra da América Latina, com mais de 26 milhões de residências e empresas atendidas em 443 municípios, com planos de expansão para 29 milhões de domicílios até o final de 2024.
Ele também deu destaque ao aporte de R$ 25 milhões na Conexa, a maior plataforma independente de telemedicina da América Latina e dentre outros diversos dados citou também que 32,8% dos colaboradores ocupando cargos de liderança são pretos e pardos 44,7% dos colaboradores são mulheres e na liderança executiva 37,3% são mulheres.
Outros pontos destacados pela Vivo
A operadora também destcou que cuidam do meio ambiente para o futuro. Reduziram 90% das próprias emissões e afirmam que estão no caminho para ser uma empresa net zero até 2035.
Além disso, ressalta o uso de energia 100% renovável, com 67 usinas de geração distribuída, liderando no setor de autogeração.
Outro ponto mencionado é a contribuição para a sociedade. Em 2023, foram criados mais de 758 mil empregos diretos, incluindo 2,7 mil vagas inclusivas. A Fundação Telefônica Vivo, presente há 25 anos no Brasil, beneficiou 3,6 milhões de pessoas em 2023 com projetos educacionais e iniciativas voluntárias.
A Vivo ainda afirma que “lidera pelo exemplo, agindo com ética e integridade”. Dentro disso explanam a implementam avaliações independentes do Conselho de Administração, que é composto por 83% de membros independentes e possui 33% de diversidade de gênero. Também receberam o selo Pró-Ética da Controladoria Geral da União (CGU).
A empresa se destacou como a mais sustentável do setor nas Américas e líder em sustentabilidade no Brasil:
- Receberam a melhor pontuação no 2024 Sustainability Yearbook da S&P, ficando em 8º lugar no ranking global.
- Foram reconhecidos entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights.
- Pelo segundo ano consecutivo, mantiveram-se no top 3 do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE B3, ocupando o primeiro lugar de janeiro a abril de 2024.
O documento com o panorama geral da companhia está disponível aqui.