24/11/2024

Governo lança selo em homenagem à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Ministério das Comunicações e Correios fizeram selo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Na noite de quinta-feira (25), no Museu Nacional da República, foi lançado o Selo Institucional – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com a presença de representantes do Ministério das Comunicações.

Foto: Shizuo Alves/MCom

A secretária executiva do Ministério, Sônia Faustino Mendes, destacou a importância simbólica do evento, relembrando a reunião histórica de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas em Santo Domingo, em 1992. Ela agradeceu à Assessoria de Participação Social e Diversidade por permitir que esse momento histórico seja lembrado e promovido.

“É extremamente simbólico e emocionante estar aqui, reverberando a potência desse dia em 1992, quando, através de cartas, Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, para ousar utopias necessárias”, disse a secretária executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino Mendes, lembrando que é graças à Assessoria de Participação Social e Diversidade da pasta que “podemos internalizar esse encontro histórico para construções a partir do letramento racial.”

O evento é uma das atividades programadas para a 17ª edição do Festival Latinidades, que está ocorrendo no Distrito Federal e se estenderá até o próximo sábado, dia 27. O festival oferece uma ampla gama de atividades, incluindo jornadas de formação, debates, palestras, oficinas, vivências, painéis, conferências, lançamentos literários, rodadas de negócios e uma variada programação cultural.

De acordo com a organizadora, o lançamento do selo institucional em homenagem a esta ocasião representa um importante reconhecimento do peso e da relevância da luta que celebramos. Ela enfatiza que “é especialmente significativo liderar esta gestão e prestar homenagem às nossas antecessoras, que, com determinação e coragem, abriram o caminho que seguimos hoje.”

Durante o evento, Maria do Carmo Lara Perpétuo, Diretora Econômico-Financeira e de Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, destacou o compromisso do governo do presidente Lula em enfrentar e corrigir as injustiças relacionadas à raça e ao gênero.

Ela ressaltou que, sob a liderança do presidente Fabiano Silva dos Santos, a atual administração dos Correios fez da promoção da diversidade e equidade um objetivo estratégico central da empresa. Especificamente, a gestão estabeleceu metas audaciosas, como garantir que 40% dos cargos de chefia e liderança sejam ocupados por mulheres e que 30% sejam ocupados por pessoas negras.

Além disso, a arte do selo institucional apresentado no evento é uma criação do Instituto Afrolatinas. Esta organização é composta por mulheres negras e dedica-se a promover mudanças significativas por meio da educação, das artes e da comunicação, com foco na melhoria dos indicadores relacionados à raça e ao gênero no Brasil.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários