24/11/2024

TV conectada: consumo de streamings gratuitos cresce no Brasil

Segundo a Comscore, o Brasil possui uma base de usuários da CTV de 66 milhões. A América Latina corresponde a 200 milhões.

Um estudo da Comscore, com patrocínio da Siprocal, levantou um panorama de TV Conectada em sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Na região, a base de usuários da CTV é de 200 milhões, enquanto que no Brasil é de 66 milhões. O brasileiro mantém a assinatura de oito serviços de streaming, segundo a pesquisa.

Foto: Reprodução IAB Brasil

Para a pesquisa, a Comscore considerou como TV conectada toda tecnologia capaz de transmitir vídeos, séries ou filmes por meio de Smart TV, assim como dispositivos de streaming, como Apple TV e Chromecast, set-top box (fornecidos por operadores de telecomunicações, em sua maioria) ou console de videogame, como XBox.

Dessas, em média 4,7 são assinaturas de serviços pagos (SVOD) e 3,5 de serviços gratuitos com publicidade (AVOD e FAST). Ano passado, houve um aumento de 72% no número de assinaturas em relação ao ano anterior, com destaque para os gratuitos, que subiram 125%, impulsionado pelo surgimento dos planos gratuitos com anúncios.

Entre os espectadores brasileiros, 96% consomem conteúdo de CTV por Smart TV, 20% por dispositivo de streaming, 16% por set-top box e 16% por console de videogame. Vale ressaltar que é possível consumir conteúdo em mais de um dispositivo dentro das residências.

Na América Latina, quase 48% das pessoas preferem pagar um valor a mais para não ser exposto a anúncios publicitários. Mas 46% do público de 18 a 24 anos esperam que os anúncios exibidos tenham a ver com seus interesses e hobbies. Já 40% apontam que anúncios devem ser contextuais.

Tipos de conteúdos

A Comscore avaliou o interesse do público, onde apontou que em toda a região, 35% desejam conteúdos produzidos em seus próprios países. Entre os brasileiros, o número chega a 42%. Esse desejo é mais comum entre as audiências de até 34 anos, onde 46% manifestaram tal demanda.

O estudo apontou que o interesse do público está em “maratonar” os conteúdos, como séries. Ou seja, assisti a vários episódios de uma só vez. O hábito está presente em 65% dos brasileiros entrevistados. Na América Latina, o resultado fica em 62%.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários