22/11/2024

Vivo alcança 100,9 milhões de acessos móveis no trimestre; veja últimos dados

Companhia Vivo compartilhou os resultados financeiros trimestrais e em grande parte fez jus a expectativa dos especialistas.

A Telefônica – Vivo compartilhou os resultados financeiros do 2T24 – Segundo Trimestre de 2024, nesta segunda, 29, logo após o fechamento do mercado. Assim como estavam prevendo os especialistas, os resultados são positivos, com algumas quedas em operações móveis e outros serviços – mas nada drástico.

Confira abaixo um resumo do que foi o trimeste da Vivo, operadora de telecom que é comandada pela Telefônica.

Resultados financeiros do trimestre da Vivo

Entre os maiores destaques da companhia no segundo trimestre de 2024, a Vivo alcançou 114,7 milhões de acessos. Desses, 100,9 milhões foram acessos móveis.

No segmento pós-pago, foram 4,3 milhões de acessos comparado ao mesmo período do ano passado. Também alcançou o maior ARPU (receita média por usuário) dos últimos cinco anos, que é de R$ 29,6, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior.

Além disso, nossa taxa de cancelamento de clientes (churn) permaneceu muito baixa, em 0,99%, um dos menores índices da nossa história.

Porém, no pré-pago, entre um trimestre e outro, houve uma queda de acessos. No 1T24 foram registrados 37.055, já neste o resultado foi de 36.977.

Receita e Internet

A receita total da Vivo aumentou 7,4% em um ano, principalmente por causa do crescimento nos serviços móveis, que subiram 8,8%. A receita com serviços fixos também teve o maior aumento desde 2015, com um crescimento de 3,9%. Dentro dos serviços fixos, a internet de fibra cresceu 17,1% e os serviços para empresas cresceram 8,3%.

A Vivo agora leva internet de fibra para 27,3 milhões de casas, um aumento de 10,7% em um ano. Desses, 6,5 milhões já estão conectados, um aumento de 12,7%.

A operadora também viu o valor médio que cada cliente paga por mês subir para R$ 90,9, um aumento de 4,0%. Além disso, a empresa teve o maior crescimento de novos clientes (199 mil) desde o final de 2022.

Mundo dos acionistas

No segundo trimestre de 2024, a Vivo apresentou um aumento de 7,3% em seu EBITDA em comparação com o mesmo período do ano anterior, superando a inflação. A margem EBITDA se manteve em 39,9%, igual à do trimestre anterior.

No entanto, ao excluir as receitas e despesas operacionais voláteis, o EBITDA expandiu 10,6% em relação ao ano passado, com uma elevação de 1,2 pontos percentuais na margem, atingindo 40,8%.

O fluxo de caixa operacional da Vivo totalizou R$ 3.114 milhões, marcando um crescimento de 14% em relação ao ano passado, e a margem desse fluxo em relação à receita líquida foi de 22,8%, um aumento de 1,3 pontos percentuais.

Os investimentos realizados somaram R$ 2.341 milhões, uma leve diminuição de 0,5% em relação ao ano anterior, representando 17,1% das receitas, uma redução de 1,4 pontos percentuais.

Entre os destaques desse relatório, a Vivo também destacou que o lucro líquido da companhia no trimestre alcançou R$ 1.222 milhões, com um crescimento de 8,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Até agora, em 2024, a Vivo pagou aos acionistas um total de R$ 4.137 milhões, sendo R$ 2.190 milhões em juros sobre capital próprio, R$ 1.500 milhões provenientes da redução de capital e R$ 447 milhões destinados à recompra de ações. A empresa pretende distribuir um valor igual ou superior a 100% do lucro líquido anual aos acionistas de 2024 a 2026.

Queda no IPTV

Esse dado não foi um dos destaques da companhia, mas foi possível notar uma queda junto a parte de serviços fixos, mais precisamente relacionada ao IPTV.

No último trimestre a Vivo registrou como dados operacionais do serviço 828, e para este 813. Além dessa queda recente, é possível notar um declínio desde o ano 2022. Consequentemente, o Market Share e ARPU desse serviço também tiveram diminuição.

Veja mais detalhes sobre os resultados financeiros da companhia aqui.

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