Nesta terça-feira (30), a Qualcomm anunciou o lançamento de um chipset, que segundo a fabricante, permitirá que as empresas comercializem smartphones 5G com preço a 99 dólares, o equivalente a R$ 560 na cotação atual. A expectativa é que a plataforma Snapdragon 4s Gen2 de 4 nanômetros esteja no mercado antes do final deste ano.
De acordo com Deepu John, diretor sênior de produto da Qualcomm, diz que é a missão da empresa “não deixar ninguém para trás”. “E o smartphone abaixo de US$ 99 pode ser feito com foco na boa experiência para o consumidor”, disse John, em conversa com jornalistas especializados da América Latina e Estados Unidos.
O mercado que pode se beneficiar com os chipsets, segundo o executivo, é a Índia, mas também vê espaço na América Latina, na Europa e até nos EUA. Inclusive, ele acredita que a plataforma pode ser um colaborador para a migração do 4G para o 5G. “Nós queremos ajudar com a inclusão e trazer mais acessos”, completou o diretor.
“A plataforma móvel Snapdragon 4s Gen 2 é um salto significativo para tornar a tecnologia 5G mais acessível, para que mais pessoas possam navegar pelo mundo em velocidades 5G”, disse Chris Patrick, vice-presidente sênior e gerente geral de aparelhos móveis da Qualcomm Technologies.
Plataforma Snapdragon 4S Gen 2
De acordo com a Qualcomm, o chipset é capaz de realizar conexões 5G com velocidades de até 1 Gbps, mas se limita a conexão de redes Wi-Fi 5. Ou seja, não será compatível com o Wi-Fi 6. Ele poderá ser usado em smartphones e em tablets e funciona com padrão 5G standalone, o 5G puro baseado no release 17 do 3GPP. No entanto, não tem capacidade para conexão em ondas milimétricas.
John explicou que a plataforma não possui unidade de processamento dedicado para inteligência artificial (NPU). Em seu lugar, o Snapdragon 4s Gen2 vai usar a unidade de gráfico (GPU) e computacional (CPU) para realizar aplicações pesadas, inclusive de IA.
O Snapdragon 4s Gen2 suportará smartphones 5G com câmera de uma lente com 84 MP ou dupla de 13 MP cada, reprodução de vídeo em 1080p, interface USB tipo-C, NFC e carregamento rápido. O chipset será produzido pela Samsung e será usado primeiramente pela Xiaomi.