09/08/2024

Globo apresenta modelos de TV 3.0 com experiência interativa e gratuita

Tecnologia vai permitir uma experiência inédita, com melhor qualidade de som e imagem, no modo de assistir à televisão.

Nesta semana, a Globo promoveu um encontro em que apresentou alguns protótipos com novas possibilidades da futura TV 3.0, que vai receber recursos que atualmente, só estão presente em celulares mais avançados. A tecnologia vai permitir uma experiência inédita, com melhor qualidade de som e imagem, no modo de assistir à televisão.

Foto: Bruno Rosa/O Globo

A versão 3.0 da televisão digital vai levar uma série de possibilidades para o telespectador, como a participação do usuário em enquetes, votações e chats durante a exibição de novelas, programas e competições esportivas usando o controle remoto.

A publicidade da TV 3.0 terá um novo viés, pois contará com funções especiais, onde o consumidor poderá adquirir produtos exibidos na tela e enviar reações ao conteúdo, como ocorre nas redes sociais. A propaganda poderá contextualizar os perfis e geolocalizações do consumidor. Tudo isso com o próprio controle da televisão.

Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, conta que a TV 3.0 terá “quatro vezes mais qualidade de imagem e de som. Mas ela traz, principalmente, uma relação mais personalizada com cada brasileiro“, afirma. A imagem é em 4K, significa mais qualidade. O som é imersivo e as possibilidades de interação são infinitas. Mas em um quesito a TV aberta 3.0 é igual à TV atual: é gratuita para todo mundo, para o Brasil inteiro.

Além disso tudo, continua sendo gratuito assim como é a TV atualmente, onde o consumidor precisa apenas de um aparelho de televisão e conexão com internet.

“Tem um custo acessível para o dispositivo que recebe esse sinal. Basta você ter um televisor com conversor. Não há nenhuma mensalidade associada a isso”, afirma Raymundo Barros.

Regulação

O tema está sendo discutido no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital e Terrestre e deve ser regulamentado pelo Ministério das Comunicações em 2025. Antes, precisa passar pela sanção do presidente.

Para Barros, o setor espera que o decreto que estabelece seu lançamento da TV 3.0 seja publicado até o fim deste ano. “Quem sabe, já na Copa do Mundo de 2026, a TV 3.0 vai começar a chegar de verdade na casa dos consumidores brasileiros”, afirma.

Wilson Diniz, secretário de Comunicação Social Eletrônica – Ministério das Comunicações., explica que “A partir da definição do padrão, a indústria vai começar a trabalhar nesse novo modelo, nesse novo sistema de televisão que o Brasil está começando a implementar. E, a partir daí, a gente vai ter novos televisores, novos transmissores”.

Que entender melhor o que é a TV 3.0. Confira a matéria: TV 3.0, digital e analógica: o que é e como funciona cada uma.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários