12/08/2024

Operadora lança fintech para concorrer com Nubank e Itaú; confira

Investimento está sendo feito pela operadora de Televisão por assinatura e internet SKY, que já tem boa participação no mercado brasileiro.

O Grupo Werthein, dono da operadora SKY, lançou uma nova fintech no Brasil, chamada Skx, com planos de investir R$ 1 bilhão até 2026. A empresa busca se destacar em um mercado altamente competitivo, que inclui bancos digitais como Nubank e grandes instituições como Itaú.

Segundo Darío Werthein, sócio do grupo, esse investimento é uma estratégia para ampliar a presença no Brasil, que representa 50% da economia da América Latina. O grupo acredita que possui vantagens competitivas para enfrentar a concorrência no setor de fintechs.

“É um país que representa 50% da economia latino-americana. Para nós, crescer no Brasil, incluindo com o investimento que fizemos na Sky, é muito importante. Sabemos que o mercado de fintechs é bastante concorrido, mas acreditamos que temos algumas vantagens competitivas importantes e por isso estamos fazendo o investimento.”

A nova operação, liderada por Gustavo Fonseca, CEO da SKY Brasil, é independente e possui estrutura própria. A Skx planeja inicialmente atender cerca de 1.500 empresas que prestam serviços terceirizados para a SKY em mais de 5.000 municípios.

Essas empresas, que dependem quase totalmente da SKY para seu faturamento, geram entre R$ 100 mil e R$ 200 mil por mês cada uma. A fintech começará oferecendo serviços bancários como gestão de conta, transferências, Pix e cartões de crédito, com planos futuros de lançar microcrédito e produtos de investimento.

A SKY está testando a nova plataforma de pagamentos com cerca de 50 prestadores de serviços. O objetivo é usá-la para pagar seus parceiros e, em seguida, expandir para atender assinantes residenciais da SKY.

A empresa tem cerca de 4 milhões de assinantes, incluindo o serviço de streaming SKY+. Em 2025, a plataforma deve ser aberta ao público em geral. Segundo Fonseca, a estratégia inicial é focar em nichos de negócios onde a SKY tem mais conhecimento, antes de competir com grandes fintechs.

“No começo, você não vai ver a gente competindo na rua com as maiores fintechs do Brasil. A gente vai entrar por esses nichos de negócios que a gente conhece melhor do que ninguém.”

O Grupo Werthein é um conglomerado familiar argentino com mais de 100 anos de atuação em diversos setores, entrou no mercado brasileiro em julho de 2021 ao adquirir o controle da Vrio, empresa que controla a SKY Brasil e a DirecTV na América Latina, da AT&T. Agora, o grupo está voltando ao setor financeiro com o lançamento da fintech Skx no Brasil. Segundo Darío Werthein, o Brasil é um mercado maior e mais competitivo, mas o grupo está confiante em sua capacidade de se destacar.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários