A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um novo módulo para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI): o SEI IA. Desenvolvido pelo órgão, o módulo incorpora recursos avançados de Inteligência Artificial (IA), incluindo IA Generativa, para apoiar e otimizar as atividades dos servidores da Agência.
O SEI IA será compartilhado com todos os órgãos públicos que utilizam o SEI. Essa versão 1.0 traz funcionalidades inovadoras, como assistente baseado em Inteligência Artificial Generativa, recomendação de processos e de documentos similares e classificação de processos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
De acordo com a Anatel, com o novo sistema, os servidores terão auxílio de funcionalidades essenciais para a execução de tarefas variadas de forma eficiente e intuitiva. Esse auxílio é importante tanto no âmbito dos processos eletrônicos quanto em outras atividades diárias. Por exemplo: realizar análises, traduções, revisões de documentos, criação de resumos, elaboração de texto jornalístico, entre outras rotinas de trabalho.
Por meio do Assistente, os serviços ampliam o seu letramento digital em inteligência artificial generativa, interagindo com documentos do SEI, criando seus prompts e obtendo todo o suporte da IA Generativa. Assim como realizar interações amplas e não relacionadas ao conteúdo do sistema, limitadas apenas aos dados com os quais o GPT-4o foi treinado. O manual de uso do SEI IA pode ser conferido neste link.
Além disso, sua interface acessível permite interações via chat, proporcionando uma experiência de usuário simplificada e produtiva segundo requisitos tecnológicos e demais regras de acesso do SEI.
O projeto contou com o apoio da Microsoft, que forneceu créditos em subscrição de Sponsorship, viabilizando o desenvolvimento do Assistente de IA Generativa. O SEI IA será disponibilizado nos próximos meses para que todos os órgãos públicos que utilizam o SEI.
O que é o SEI
O SEI é a solução oficial do Governo Federal para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos. O módulo foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente para instituições públicas desde 2013.