15/08/2024

Anatel prepara novas medidas para combater chamadas abusivas

Nesta quarta-feira (14), a Anatel testou o novo sistema para combater fraudes e as chamadas telefônicas indesejadas, o Stir Shaken.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está preparando novas ações no combate às chamadas abusivas, que estão se proliferando no país. De acordo com o superintendente de Controle de Obrigações, Gustavo Borges, a agência prepara uma nova medida cautelar para combater as ligações com códigos internacionais que não estão usando o prefixo 0303.

Borges explica que em todo o mundo, por meio das ligações internacionais, empresas buscam burlar barreiras contra os robocalls. A Anatel identificou que no Brasil, a prática acontece internamente, se disfarçando de chamadas estrangeiras. É sobre esses fraudadores que a cautelar da agência irá mirar. “Os criminosos não mudam de profissão, mas mudam as suas técnicas”, disse o superintendente.

Ele detalha que a prática de spoofing (quando se usa um número de telefone ou de IP fraudado) era uma das maiores dores de cabeça dos usuários. Esse problema não existe mais, mas outras novas fraudes começam a surgir, como essa da ligação internacional.

Segundo o executivo, a Anatel precisa agir em diferentes frentes, como a do stir shaken, que já está em testes, para combater as chamadas abusiva, e a adoção da numeração 0303 para as ligações massivas em funcionamento há mais de ano.

Stir Shaken

Nesta quarta-feira (14), a Anatel testou o novo sistema para combater fraudes e as chamadas telefônicas indesejadas. Intitulado de “Origem Verificada”, a funcionalidade vai identificar a origem das ligações. Ou seja, o usuário que recebe a ligação terá informações de qual empresa está ligando e o motivo da chamada.

“Com essas informações, será possível para o consumidor identificar empresas e decidir se tem interesse em atender a chamada. Também será possível reconhecer ligações que configurem comportamento abusivo, para que o consumidor adote as medidas que entenda adequadas”, informou a Anatel.

A tecnologia já existe nos Estados Unidos e no Canadá, e deve ser lançada no Brasil até o final do ano. Até o momento, 33 operadoras já contrataram o serviço, que será gratuito para o consumidor que receber a chamada. “O objetivo é criar mecanismos de aprimoramento para o rastreamento e realizar controle do tráfego telefônico com a finalidade de mitigar a ação de robôs de chamada”, informou a TelComp.

FonteR7
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