Além da Blitz de Telefonia Móvel realizada nesta quarta-feira (14), o Ministério das Comunicações (MCom) fez a entrega de computadores para a criação de um laboratório de informática em escola pública localizada em Niterói, no Rio de Janeiro. A unidade beneficiada foi a Escola Municipal Ayrton Senna, que fica no Morro do Estado, e atende 173 alunos, todos com idades entre 6 e 13 anos.
A unidade municipal de educação recebeu do ministério 20 computadores que serão usados para a criação de novos pontos de inclusão digital. Os equipamentos foram alocados na antiga sala de TV, que agora passa a ser um laboratório de informática. No local, os estudantes estão aprendendo a fazer pesquisas e terem um novo entretenimento.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destaca a importância de levar inclusão digital para esses estudantes. “É uma grande alegria ver crianças recebendo aprendizado e já inseridas no universo digital desde pequenas. As escolas públicas estão entre nossas prioridades e vamos seguir levando letramento e inclusão digital para todo o Brasil”.
De acordo com a professora Cristiane Rose Jerônymo, conta que a sala de informática é bastante usada pelos alunos. No espaço, eles “fazem pesquisas, digitam textos, fazem atividades em grupo e individual. Além disso, usam os jogos pedagógicos com o estagiário instruindo todo o grupo, dentro dos horários e dias para cada turma, que utiliza e usufrui desse espaço, que tanto auxilia no desenvolvimento cognitivo”.
Computadores para Inclusão
O Programa Computadores para Inclusão é uma iniciativa do MCom, onde computadores que não seriam mais utilizados em órgãos públicos passam por recondicionamentos. Depois são doados para a criação de pontos de inclusão em todo o Brasil. Os equipamentos são restaurados pelos Centros de Recondicionamento de Computadores, onde são recuperados por alunos de cursos de capacitação profissional na área.
A iniciativa é um compromisso da pasta para promover políticas transversais e afirmativas que garantam a inclusão digital e social para todas as pessoas, contribuindo para um Brasil mais justo e equitativo.