30/08/2024

Sinais de radiofrequência causam atrasos e cancelamentos no Aeroporto de Guarulhos

Interferência do sinal afetou o sistema de navegação (GNSS) que é específico para aeronaves, segundo a concessionária Gru Airport.

Nesta quinta-feira (29), um problema no sistema de navegação do Aeroporto Internacional de Guarulhos provocou o cancelamento e atraso de diversos voos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que causou o problema foi a presença de sinais de radiofrequência que causaram interferência no sistema de navegação GPS/GNSS.

Imagem: Fepesil/TheNews2/Estadão Conteúdo

O órgão afirmou que a fonte do sinal interferente veio do centro da cidade de Guarulhos. A equipe de fiscalização se direcionou para localizar a fonte, mas o sinal deixou de ser detectado antes que fosse encontrada de fato a fonte geradora. A Anatel reforçou que a transmissão de radiofrequências sem autorização é crime federal.

A Anatel continua monitorando o espectro na região de forma a, no caso de retorno do sinal interferente, possa atuar de forma célere e interromper a fonte interferente de forma permanente”, diz nota do órgão.

A concessionária Gru Airport, que é responsável pelo aeroporto, explicou que a interferência afetou o sistema de navegação (GNSS) que é específico para aeronaves. O que provocou “atrasos pontuais nas decolagens” em Guarulhos.

“Algumas empresas aéreas enfrentam atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos. Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente. Os planos de contingência estão acionados. Equipes técnicas estão trabalhando em conjunto para identificação e solução do problema”, disse a GRU Airport, em nota.

Companhias Aéreas

Segundo a concessionária, o problema afetou as operações das companhias aéreas Gol, Latam e Azul. A Gol chegou a afirmar que efetuou “cancelamentos pontuais de voos com origem ou destino ao aeroporto da Grande São Paulo“. Além de ter registrado atrasos na operação em Cumbica. “Todos os clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos”, diz a Gol.

Já a Latam disse que houve atrasos em voos, mas que as operações da empresa em Guarulhos já foram normalizadas. “Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta quinta-feira devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam“, diz a empresa.

Força Aérea Brasileira (FAB)

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que foi procurada pela Agência Brasil, os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite Systems) destas aeronaves foram afetadas pelo problema no sinal de GPS.

A instabilidade enfrentada no sistema será investigada pela Gru Airport, com o apoio da Decea. “Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeródromo, com o intuito de investigar as causas do problema”, diz a nota da Força Aérea Brasileira.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários