Atlas Schindler utiliza solução tecnológica para realizar manutenção preditiva, comunicação e telealarme em elevadores, escadas e esteiras rolantes. |
A Internet das Coisas (IoT) está entrando aos poucos no cotidiano dos brasileiros. Agora, ela já faz parte até do funcionamento de elevadores e escadas rolantes. A fabricante Altas Schindler revelou que instalou os primeiros 50 equipamentos conectados.
Esses equipamentos utilizam solução tecnológica de manutenção preditiva, comunicação e telealarme. A empresa informou que a conexão desses aparelhos é suportada pela rede da Vivo.
Conforme a fabricante, os novos elevadores são compatíveis com um computador de bordo conectado por simcard a uma nuvem. O software Predix, da GE, é utilizado para antecipar a possibilidade de falhas.
Os elevadores também se comunicam com técnicos de todo o Brasil. A própria plataforma envia mensagens aos 3 mil técnicos em campo.
As mensagens disparadas podem ser tanto uma ordem de atendimento imediato, por uma emergência, como podem indicar que o equipamento precisa ser incluído nas visitas do mês.
A plataforma conectada aos elevadores da Altas Schindler utiliza ainda soluções da Huawei e da Apple.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Os três mil técnicos da empresa contam com iPhones que possuem aplicativo específico para a manutenção dos equipamentos.
A plataforma também pode conter um sistema de comunicação com o responsável pelos elevadores, escadas rolantes, como zeladores e síndicos.
O sistema foi desenvolvido com o objetivo de reduzir os custos de manutenção e o tempo em que os equipamentos ficam parados.
Do sistema também surgiu a ideia para um negócio paralelo: as portas dos elevadores poderão ser transformadas em telas para a divulgação de avisos e para venda para publicidade.
Algo semelhante deverá ser aplicado às laterais de escadas e esteiras rolantes.