Pediu a portabilidade? Dependendo do seu perfil, operadora pode reduzir preço do seu plano ou garantir mais Gigas de internet. |
Até hoje, dia 20 de agosto, os clientes de operadoras móveis já fizeram 3,6 milhões de pedidos de portabilidade numérica em 2018. Desse total, 86% efetivaram a troca de operadora. Foram cerca de 3,1 milhões de portabilidades efetivadas no ano. Mas, e quanto aos outros 14% que desistiram da troca no meio do caminho, o que aconteceu?
Não que seja o caso de todos, mas muitas vezes as operadoras oferecem vantagens para convencer aquele cliente que pede para trocar de operadora de permanecer em sua base. Afinal, nenhuma delas quer ver a quantidade de clientes despencar de um mês para o outro, nos balanços divulgados pela Anatel.
É o caso da Claro e da Oi, que mantêm sites bem parecidos no ar justamente para esse tipo de cliente.
Assim que o cliente de longa data da Claro pede para mudar seu número para a TIM, Vivo, Oi, Nextel ou qualquer outra operadora, a Claro envia um SMS para que ele permaneça em sua base. Um exemplo foi divulgado por uma usuária do Twitter na semana passada:
fiz portabilidade pra mudar de operadora e agora a Claro tá parecendo meu ex pic.twitter.com/0ZVVFgAwo8— Líviacomacento. (@debolinho) 14 de agosto de 2018
A página fiquenaclaro.com.br afirma que é possível alcançar 40% de desconto na fatura por um período de 12 meses, conforme mostra a imagem abaixo:
LEIA TAMBÉM:
Com a Oi não é diferente. A operadora disponibiliza o site www.fiquenaoi.com.br para reter alguns de seus clientes móveis. Essa página se difere da apresentada pela Claro porque não informa qual é o desconto, apenas pede o preenchimento do número Oi para que uma oferta personalizada possa ser enviada. Em alguns casos, a mensagem que aparece na tela é a de que a “oferta não está disponível para este número”.
Ou seja, o desconto ou o benefício adicional – que pode ser um serviço gratuito ou mais Gigas de internet –, podem variar de acordo com o perfil do cliente, o plano que mantinha contrato, entre outros fatores. Em um outro momento, o Minha Operadora já divulgou exemplos de ofertas propostas pela Oi para que seu clientes continuassem na base.
Vale destacar que as promoções e vantagens não são oferecidas para todos os clientes, apenas alguns selecionados, que geralmente escolhem ficar por mais um ano com a operadora.
Essa acaba sendo uma estratégia das empresas para não perderem seus clientes mais fiéis para as concorrentes. Quando o consumidor pede a portabilidade numérica, ele tem até três dias para desistir do pedido.
Se essa estratégia tem funcionado ou não, é difícil saber. Mas muitos desses 14%, já nesse ano, que desistiram da portabilidade, podem ter recebido ofertas semelhantes pelas suas operadoras. Por meio de SMS, portal próprio ou ligação telefônica, a verdade é que, dessa maneira, os planos acabando deixando de ser iguais para todos.