Operadora é a primeira do setor a fechar contrato comercial e abrir canal de atendimento por meio do WhatsApp Business. |
A TIM anunciou, nesta quarta-feira (1), que começará a atender seus clientes pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros nos dias atuais.
A operadora diz ser a primeira do setor a fechar um contrato comercial para usar o WhatsApp Business, que permite a comunicação entre empresas e clientes de uma maneira mais simples e prática, já que é uma plataforma onde o usuário já está conectado no dia a dia.
A princípio, a TIM começou com testes realizados com um grupo específico de clientes, que já recebem suas faturas via WhatsApp. A partir de agora, a operadora quer ampliar a iniciativa para outros usuários, e também usar o canal para se comunicar de uma forma mais objetiva, e ao mesmo tempo pessoal, com seu cliente.
O WhatsApp Business agora faz parte da estratégia de transformação digital da TIM para promover a melhoria da experiência do cliente.
Como base para a novidade, a companhia mostra que, de abril a junho deste ano, o número de clientes que buscou atendimento pelo aplicativo ‘MEU TIM’ e pelo website da operadora aumentou 62% em relação ao segundo trimestre de 2017. Do outro lado aparecem as ligações no call center, que caíram 6% nesse mesmo período.
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Até 2020, a empresa prevê que o número de interações digitais ultrapasse a marca de 80% dos contatos feitos nos canais de relacionamento, e o WhatsApp deve ser mais um reforço para acelerar esse marco.
“A TIM está totalmente focada na melhoria da customer experience através da transformação digital e essa adesão ao WhatsApp Business é, sem dúvida, um passo importante nessa jornada. A ideia é sempre oferecer mais conveniência ao usuário, simplificar seu contato com a empresa e dar autonomia para que possa gerir seus serviços sem ter que ligar para o atendimento telefônico”, explica Pietro Labriola, COO da TIM Brasil.
Conforme a operadora destacou, mais de 1,5 bilhão de pessoas em mais de 180 países usam o WhatsApp para manter contato com amigos e familiares, muitas vezes já usando um benefício oferecido pelas operadoras, de zero rating. Ou seja, não gastam nada, nem mesmo a franquia de internet, para mandar mensagens pelo app.
“A TIM está totalmente focada na melhoria da customer experience através da transformação digital e essa adesão ao WhatsApp Business é, sem dúvida, um passo importante nessa jornada. A ideia é sempre oferecer mais conveniência ao usuário, simplificar seu contato com a empresa e dar autonomia para que possa gerir seus serviços sem ter que ligar para o atendimento telefônico”, explica Pietro Labriola, COO da TIM Brasil.
Conforme a operadora destacou, mais de 1,5 bilhão de pessoas em mais de 180 países usam o WhatsApp para manter contato com amigos e familiares, muitas vezes já usando um benefício oferecido pelas operadoras, de zero rating. Ou seja, não gastam nada, nem mesmo a franquia de internet, para mandar mensagens pelo app.
Para se conectar com as empresas da mesma forma, os consumidores já podem usar o WhatsApp Business, que foi lançado no Brasil em janeiro de 2018. Com ele, as empresas – a TIM como a primeira operadora – podem gerenciar as conversas com seus clientes de uma forma mais organizada, oferecendo informações relevantes através de mensagens rápidas.