Empresa informa que tecnologia de chip virtual está disponível em todos os planos, mas não foi isso o que um consumidor de Goiânia viu acontecer na loja. |
Na semana passada a Claro passou a adotar a tecnologia eSIM, que é o sucessor direto do chip tradicional de celular. Ao invés do modelo convencional em que o plano da operadora é ativado pelo próprio usuário com um SIM Card, o e-SIM é um solução embarcada, todo o processo de ativação acontece sem que o aparelho tenha que ser aberto e um chip inserido.
Comercialmente a Claro chama essa tecnologia de eChip, e desde o dia 29 de março começou o processo de ativação. Infelizmente a tecnologia parece não estar sendo implantada da forma como deveria.
Recebemos um relato via Twitter de um consumidor chamado Edmo Silva Martins que se dirigiu até a loja da Claro no Shopping Flamboyant, localizado em Goiânia – GO, para ativar o eChip em dois novos números pré-pagos, mas o supervisor da loja declarou que apenas no pós-pago a tecnologia poderia ser ativada.
“Chegamos na loja ontem (03/04/2018) e solicitamos uma nova linha pré, sem portabilidade e sem necessidade de plano controle ou pós, visto que já possuímos plano pós-pago da Oi com mais benefícios e preço mais em conta que os planos do portfólio atual da Claro.
Foram ofertados planos controle, planos pós e inclusive combo NET Virtua + Net TV e Pós, ao informarmos que não gostaríamos de nenhum plano e apenas de ambos os números pré-pago o atendente e o gerente [disseram] que não estaria disponível para o pré, apenas mediante a contratação de plano. Argumentei que no próprio site da Claro há a informação que o e-sim está disponível para TODOS OS PLANOS, o gerente sorriu e disse que infelizmente não estava”, relatou Edmo.
Esse relato mostra que algumas lojas da Claro não estão alinhadas com as regras divulgadas pela própria operadora em seu site e em suas redes sociais.
Na página do eSIM no site da Claro na sessão de perguntas frequentes a operadora é bem direta em relação a que planos a tecnologia está disponível.
Esse mesmo posicionamento também foi passado pela Claro em resposta a uma indagação feita hoje pelo Twitter.
Nossos planos disponíveis para o eSIM são: Pré, Controle e Pós para clientes com CPF ou Pós para clientes com CNPJ.— Claro Brasil (@ClaroBrasil) 6 de abril de 2019
O Minha Operadora entrou em contato com a Claro na quinta-feira (06) por intermédio de sua assessoria de imprensa. Até o fechamento desta matéria não recebemos o posicionamento, mesmo reforçando a urgência do assunto, já que esse tipo de prática – a falta de isonomia na forma como o eSIM está sendo aplicado – pode estar ocorrendo em outras lojas da operadora espalhadas pelo Brasil.
VIU ISSO?
VIU ISSO?
Há também um relato de outro consumidor que diz que nenhuma das lojas dos mais importantes shoppings de São Paulo tem o eSIM disponível.
Nenhumas das lojas de dos mais importantes shopping’s de São Paulo tem disponível o esim. Uma pena pois acreditei na propaganda da CLARO.— Felipe Romaniuc (@romaniuc) 6 de abril de 2019
Evidentemente que também há relatos positivos em relação ao eSIM da Claro.
Hoje fui à uma loja da Claro e ativei minha linha telefônica no eSIM de meu celular. Maravilha! Apesar de eu ter esperado mais de 3 meses para poder usar tal tecnologia, eu tenho muito a agradecer a @ClaroBrasil. Algumas das outras operadoras parecem que ainda estão em 1996. rs.— Arthur Oliveira (@arthuritzo) 6 de abril de 2019
— Viníciu? (@Vinni247) 31 de março de 2019
Sou tão @ClaroBrasil que estou usando um pós é um pré no XR. #iphoneXR #ClaroBrasil #eSim pic.twitter.com/e67qwv3B1i— Gui|herme (@_guilhermes__) 6 de abril de 2019
Além do discurso comercial não estar alinhado com o que a própria operadora prega em seu site, ao que tudo indica, muitas lojas ainda não estão aptas a adotar o procedimento de ativação do eChip. Lembrando que a ativação do eChip também depende da compatibilidade com o smartphone. A Claro diz que a tecnologia pode ser ativada no iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max.
[ATUALIZAÇÃO – 07/04/2019 16h12]:
“A Claro informa que contatou o senhor Edmo Silva Martins e prestou os esclarecimentos necessários. A operadora ressalta que está à disposição de seus clientes por meio de todos os seus canais de atendimento.”
[ATUALIZAÇÃO – 07/04/2019 16h12]:
“A Claro informa que contatou o senhor Edmo Silva Martins e prestou os esclarecimentos necessários. A operadora ressalta que está à disposição de seus clientes por meio de todos os seus canais de atendimento.”