![]() |
No ano passado, apesar de mais reclamados, os serviços de telecomunicações conseguiram reduzir em 9% as demandas dos consumidores. |
Telefonia celular lidera ranking de reclamações do Procon, conforme levantamento do órgão no primeiro trimestre de 2018. Em seguida, está telefonia fixa e cartão de crédito.
Neste ano, o Procon já realizou 722.965 atendimentos, sendo 85,1% reclamações e denúncias e 14,9% consulta.
Dos 722.965 atendimentos realizados pelo órgão nos três primeiros meses deste ano, 91.919 foram relacionados a telefonia celular, o que representa 13,2%.
Outros 53.188 (7,6%) foram referentes a telefonia fixa. TV por Assinatura ocupa o 7º lugar da lista, com 27.380 atendimentos (3,9%).
Entre as reclamações, 26,3% são relacionadas à cobrança indevida ou abusiva. Também estão no topo da lista, mas com número bem menor de queixas, os produtos com vício (7,5%) e questões contratuais (4,4%).
Empresas
Entre as empresas que receberam o maior número de queixas, quatro operadoras estão no Top 5 da lista do Procon: Oi, Vivo, Claro e TIM.
Liderando o ranking, a Oi já recebeu este ano 44.302. O índice de resolução da operadora está em 81,5%.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
A Vivo ficou em segundo lugar com 42.437 reclamações. Cerca de 90% dos problemas foram resolvidos.
A terceira empresa mais reclamada no Procon em 2018 é a Claro, com 36.456 queixas e taxa de resolução de 87,8%.
2017
No ano passado, os serviços de telecomunicações conseguiram reduzir em 9% as demandas dos consumidores, conforme relatório divulgado nesta terça-feira (24) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Dos 2.287.459 atendimentos realizados pelo Procon em 2017, 14% foram referentes a telefonia celular, 8,5% à telefonia fixa e 7,4% eram relacionadas à cartão de crédito.
Assim, é possível observar que, nos primeiros meses de 2018, a ordem dos serviços mais reclamados se manteve.
As operadoras também conquistaram, no ano passado, o maior índice de solução das reclamações, com 82,1% dos problemas resolvidos.
Segundo o relatório, problemas de cobranças indevidas também foram os mais questionados, principalmente os referentes aos chamados Serviços de Valor Adicionado (SVA), como SMS, acesso à internet, aplicativos e jogos.
Será que um dia as operadoras irão conseguir reverter esse ranking?
Será que um dia as operadoras irão conseguir reverter esse ranking?
Na teoria muito bom. Espero que também melhores os serviços , que andam ruim a péssimo. A oi , Tim e claro, com essas promoções , no pré cava um buraco , colocando a vivo .
Torço que a Oi realmente seja uma nova Oi, me parece que os novos planos serão muito bons, porém nan adianta lançar todas essas espectativas no mercado se sua cobertura e pifia, vamos acreditar que essa nova Oi não seja mais uma jogada de marketing, boa sorte Oi, estou aqui na torcida.
Se a Oi investir pesado em 4G e FTTH com certeza terá sucesso, pois sua capilaridade é muito grande. Avante Oi!
Nos bairros da periferia de São Paulo só a vivo tem bom sinal as outras é sonho, bem que a OI deveria investir em sinal na periferia.
O Minha Operadora não citou se o plano pré que custa 1 real sofreu alguma modificação.
plano controle com 4GB por 39.90!!
Avante Oi! É bom ver a Oi forte e investindo…