TIM, Ericsson e Inatel irão atuar juntos para desenvolver cidades inteligentes e internet das coisas. |
Com o objetivo de prover soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes e da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), a TIM, Ericsson e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) realizaram, nesta sexta-feira (23), um acordo de intenção para colaboração tecnológica, científica, de inovação e empreendedorismo.
A TIM irá fornecer aos alunos de graduação e mestrado do Inatel temas para pesquisa e investigação. Assim, os alunos poderão elaborar projetos e sugerir soluções que propiciem o crescimento e desenvolvimento da tecnologia.
LEIA TAMBÉM:
- Projeto irá melhorar conexão e auxiliar imigrantes venezuelanos
- Ataques digitais cresceram 29% no Brasil em 2017
- MCTIC apresenta 76 ações de Internet das Coisas no Futurecom 2017
As interações irão ocorrer na plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson. Os estudos serão realizados no âmbito acadêmico, mas, futuramente, poderão ser replicados fora da universidade.
O projeto está previsto para durar dois anos. Além de 40 especialistas do Inatel, entre pesquisadores e doutores, o acordo vai permitir também que se estude mais o desenvolvimento do IoT Móvel no Brasil. A tecnologia, que é considerada um elemento-chave para o desenvolvimento do 5G, pode ser utilizada em rastreamento de ativos industriais e monitoramento de segurança.