Operadora Oi teve a pior avaliação em telefonia celular e fixa. Sky foi a pior em banda larga e a NET recebeu a nota mais baixa em TV por assinatura. |
A banda larga fixa foi o serviço com o pior desempenho na ‘Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017’, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já a telefonia móvel pós-paga foi o único serviço a melhorar em todos os sete indicadores avaliados pelos consumidores.
Uma surpresa foi o fato de os prestadores regionais de telecomunicações receberem dos consumidores notas de satisfação melhores do que as operadoras nacionais.
Para a pesquisa, foram realizadas 140 mil entrevistas de 26 de julho a 3 de dezembro de 2017, onde os consumidores deram notas de 0 (nada satisfeito) a 10 (totalmente satisfeito) às suas prestadoras de telecomunicações e serviços ofertados.
A pesquisa fez perguntas sobre canais de atendimento, atendimento telefônico, oferta e contratação, funcionamento, cobrança e recarga, reparo e instalação, e capacidade de resolução das demandas dos consumidores. Foram analisadas operadoras de telecomunicações com mais 50 mil assinantes no país ou 10 mil por estado.
Conforme relatório divulgado nesta terça-feira (13), a banda larga foi o único serviço de telecomunicações a apresentar queda, caindo de 6,26 pontos em 2016 para 6,23 no ano passado. Os consumidores de Roraima deram a pior nota para o serviço (5,06). Já os consumidores do Rio Grande do Norte demonstraram a maior satisfação (7,04).
O destaque ficou para a telefonia móvel pós-paga que foi a única a melhorar a nota em todos os quesitos. O serviço subiu a pontuação de 6,86 para 6,99. O estado do Amazonas foi o que melhor avaliou a atividade (7,23). Já o estado de Roraima deu novamente a pior nota (6,64).
A telefonia pré-paga também apresentou uma melhora geral da qualidade, subindo de 6,78 em 2016 para 6,83 no ano passado. O estado que apresentou maior satisfação foi Rondônia (7,18) e a pior avaliação foi dada pelo estado de Minas Gerais (6,55).
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A telefonia fixa caiu de 6,93 pontos para 6,92. A nota mais alta foi dada pelo Amazonas (7,24) e a mais baixa por Roraima (5,95).
O serviço de TV por Assinatura, que ficou com a liderança na qualidade percebida pelo consumidor em 2016 com 7,00 pontos, obteve 6,93 em 2017. O estado que apresentou a maior satisfação com o serviço foi o Maranhão (7,42) e a pior nota foi dada por São Paulo (6,67).
Oi tem a pior avaliação
A Oi foi a operadora que mais recebeu notas baixas, ficando no último lugar do ranking nos serviços de telefonia pós-paga (6,20), telefonia pré-paga (6,66) e telefonia fixa (6,47). A pior média em banda larga foi dada para a Sky (5,38). Já a NET recebeu a nota mais baixa entre as fornecedoras de TV por assinatura (6,61).
A prestadora regional Sercomtel, que atua no interior do Paraná, ficou no primeiro lugar do ranking nos serviços de telefonia pré-paga (7,71) e de telefonia fixa (8,00). O prêmio de melhor banda larga ficou com a Cabo Telecom (7,64), do Rio Grande do Norte. Na telefonia pós-paga, quem teve a melhor avaliação foi a Porto Seguro Conecta (8,32). Já no serviço de TV por assinatura, a evangélica Nossa TV teve o melhor desempenho (8,96), segundo os consumidores.
De acordo com o presidente substituto da Anatel, Aníbal Diniz, a pesquisa de qualidade percebida é uma forma da Agência se aproximar dos consumidores. Para a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Vieira Leonel, uma empresa que recebe uma baixa nota de satisfação dos usuários e registra um alto volume de reclamações na central de atendimento da Agência, deve ser fiscalizada pelo órgão regulador.