24/11/2024

NET e Claro TV perderam 724 mil clientes de TV por assinatura

Sete meses depois da última divulgação, Anatel atualiza os dados de TV paga das operadoras – mas só em partes.


Depois de passar sete meses sem atualizar os dados de TV por assinatura em sua página, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou, nesta quinta-feira (1), qual foi a variação de crescimento das operadoras entre novembro e dezembro de 2017, além dos resultados anuais.

Quem ganha o “mico do mês” é a NET/Claro TV, que perdeu 59.423 assinantes somente em dezembro, o que representou uma queda de -0,65%. Já o “destaque do mês” é da SKY, que ganhou 77.337 novos clientes e teve um aumento percentual – proporcional à base – de 1,46%.






Em segundo lugar vem a Oi TV, que fechou contratos de TV com mais 18.676 pessoas em dezembro. Com resultado negativo, a Vivo TV perdeu 8.882 clientes no período. Todas as operadoras, juntas, fizeram o setor perder 125.734 no mês, uma queda de -0,70%.


Veja o ranking das operadoras:

  1. SKY (+1,46%)
  2. Oi TV (+1,25%)
  3. Vivo TV (-0,56%)
  4. NET/Claro TV (-0,65%)
E quanto ao restante dos dados?

Vale lembrar que, apesar de divulgar hoje os dados comparativos de novembro e dezembro, informações sobre assinantes de quatro meses ainda são desconhecidas. Depois de maio, os meses de junho, julho, agosto e setembro não aparecem na planilha da Anatel – justamente meses em que houve a polêmica envolvendo a Simba, quando SBT, Record e RedeTV! saíram da grade de canais das operadoras.

As principais cidades afetadas pela saída dos canais foram dos estados de São Paulo e Brasília, que, ao longo de 2017, tiveram cancelamentos de 447.069 (-6,21%) e 28.404 (-5,63%) contratos de TV paga, respectivamente.
LEIA TAMBÉM:
Quando questionada pelo Minha Operadora, a agência informou que “devido aos ataques cibernéticos que a Agência sofreu (em junho de 2017), os valores presentes no sistema que controla os acessos de TV por assinatura precisam ser checados para assegurar a confiabilidade das informações”. Também informou que aguardava o reenvio das informações por parte das empresas.
Crescimento anual
Em comparação ao mês de dezembro de 2016, ou seja, no período de um ano, a TV por assinatura perdeu 938.737 clientes, uma queda de -4,99% no setor.
Quem mais se destacou no ano foi a Oi, com o serviço Oi TV, que alcançou 205.152 novos clientes em 12 meses. A SKY também teve acréscimo anual, com 109.601 assinaturas a mais em sua base.
Por outro lado, NET/Claro TV e Vivo TV registraram queda. A primeira com 724.209 clientes a menos, e a segunda com 131.431.
Quem ganha o destaque do ano proporcionalmente, portanto, é a Oi, com um aumento considerável de 15,73%, enquanto a Vivo TV aparece com o pior desempenho do ano, com uma queda de 7,67%.

Veja o ranking:

  1. Oi TV (+15,73%)
  2. SKY (+2,09%)
  3. NET/Claro TV (-7,39%)
  4. Vivo (-7,67%)
Ainda assim, a NET/Claro TV continua sendo líder no segmento, com 9 milhões de clientes. Em 2016, tinha 9.796.974. Depois do grupo Claro vem a SKY, com 5,3 milhões de assinantes. Quanto ao terceiro lugar, ficou disputado entre as operadoras Oi e Vivo, mas continuou sendo da Vivo TV:
  1. NET/Claro TV: 9.072.765
  2. SKY: 5.358.903
  3. Vivo TV: 1.582.287
  4. Oi TV: 1.509.449
Setor: 17.856.848 assinaturas ativas

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários