O Brasil encerrou abril com 102,85 milhões de linhas móveis em operação.
Dados de abril da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revela como o pós-pago está cada vez mais consolidado no mercado brasileiro.
As linhas móveis pós-pagas registraram 102,85 milhões de unidades em operação no mês de abril de 2019, o que representa 44,89% do mercado, seguindo a tendência de crescimento, aumento de 6 pontos percentuais de participação em 12 meses, resultado de um acréscimo no volume de linhas pós-pagas de 12,44% (+11,37 milhões de unidades).
Diametralmente oposto, no caso do pré-pago, a queda continua. No mesmo período analisado pela Anatel a queda foi de 18,44 milhões de unidades, o que representa uma redução de 12,79%.
Dessa forma, o Brasil encerrou abril de 2019 com 228,63 milhões de linhas móveis em operação, redução de 3% do total de linhas no país em 12 meses (-7,07 milhões).
Os grandes grupos da telefonia móvel representam, 97,42% do mercado (222,75 milhões de linhas em operação): a Vivo registrou 73,58 milhões de unidades, seguida da Claro com 56,37 milhões, da TIM com 55,20 milhões e da Oi com 37,58 milhões.
VIU ISSO?
- Operadoras podem dar prioridade de sinal a clientes pós-pago?
- Operadoras tentam aumentar base de clientes pós-pagos
- Anatel: cadastro de chips pré-pago passará a ser mais rigoroso
Nos últimos 12 meses, todas elas apresentaram redução na base de assinantes: TIM menos 4,06% (-2,33 milhões de linhas móveis em operação), Claro menos 4,43% (-2,61 milhões), Oi menos 3,20% (-1,24 milhão) e Vivo menos 1,98% (-1,48 milhão).
As Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) apresentaram crescimento de 11,59% em 12 meses (+ 610,85 mil linhas móveis em operação), totalizando 5,87 milhões de linhas em abril de 2019. Esse crescimento foi interrompido no mês de abril, quando o número de assinantes caiu 5,59% (-348,31 assinaturas).
Do total de assinantes das PPPs, 58% pertencem à Nextel (3,44 milhões). Ela apresentou crescimento de 15,71% em 12 meses (+467,43 mil assinantes). A Datora, também PPP, totalizou 429,19 mil assinantes em abril de 2019 com um crescimento de 84,38% (+196,41 mil assinantes). A Porto Seguro apresentou uma queda de 45,04% (-286,08 mil) fechando o mês de abril com 349,06 mil assinantes.