Agora no mês de julho a operadora e fornecedores divulgarão o relatório com os resultados dos testes.
A Claro finalizou os testes com a tecnologia 5G em seu laboratório na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Agora no mês de julho a operadora e fornecedores divulgarão o relatório com os resultados. A previsão é que o documento entre consulta pública em outubro para sugestões e comentários, informou diretor de evolução tecnológica da Claro Brasil, Luiz Fernando Bourdot, em conversa com jornalistas nesta semana, durante o Ciab 2019, em São Paulo.
VIU ISSO?
Guerra dos EUA contra Huawei pode beneficiar 5G no Brasil
Leilão de 5G nos EUA movimenta US$ 27 bilhões
Huawei inaugura laboratório 5G na Coreia do Sul
Perguntado sobre uma possível interferência do 5G na banda C (TV por satélite), ele confirmou que isso existe, mas que os testes foram feitos de maneira a mitigar a interferência e com o intuito de definir padrões para filtros em TV que recebem sinal por antenas parabólicas. Contudo, o Bourdot ponderou que o relatório precisa ser entregue primeiro para que depois as ações sejam definidas.
O executivo também apontou outro problema que é ainda não se conhecer os custos da 5G, portanto isso, segundo ele, também terá de ser definido antes dos leilões para vender as frequências de 3,5 GHz, 2,3 GHz e a sobra da frequência de 700 MHz.