No entanto, o tempo gasto pelos usuários com o serviço cresceu 11% nos últimos cinco anos.
Não é de hoje que a TV por assinatura acumula queda no número de clientes. Segundo dados da Anatel, o serviço perdeu quase 3 milhões de assinantes nos últimos cinco anos. E os motivos podem ser desde a concorrência com os serviços de streaming como ainda a crise econômica que vem obrigando as famílias a cortarem gastos.
No entanto, essa baixa não vem se refletindo no quesito audiência. De cinco anos pra cá, o tempo diário gasto pelo usuário com a TV por assinatura cresceu cerca de 11%. Em 2014 os usuários passavam cerca de 3h03min e hoje já são 20 minutos a mais. Ano passado o índice apontado era de 3h09min.
VIU ISSO?
– Confira: Canais com sinal aberto na TV Paga
– Nada irá salvar a TV por assinatura
– Lei facilita cancelamento de TV por assinatura
Ou seja, ainda que esteja encolhendo, o público que ainda dispõe do serviço em casa tem aproveitado cada vez mais o tempo livre vendo TV.
Os dados de audiência foram mensurados pela Kantar Ibope Media, também conhecido como Painel Nacional de Televisão (PNT) e se referem a medições realizadas nas 15 maiores regiões metropolitanas no país.