Será que Londrina, primeira cidade digital e sede da operadora, continua orgulhosa da pioneira em banda larga, telefonia fixa e celular?
Neste sábado, 6 de julho, a operadora Sercomtel completa 51 anos de existência, com pioneirismo e destaque. É uma empresa do município de Londrina, Paraná, que opera em 196 cidades do estado, motivo de “orgulho” pela atuação pioneira nas telecomunicações.
A empresa enfrentou uma forte crise nos últimos anos, mas se recuperou, segundo o Plano de Equilíbrio Financeiro da Sercomtel, registrado na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 2018. De acordo com esse plano, a companhia superou a receita prevista em 173%.
Aqui vale um destaque: o Comitê de Solidariedade de Funcionários da Sercomtel completa 25 anos, todos focados em ajudar a comunidade.
De acordo com a própria companhia, a missão da Sercomtel é “prover soluções de serviços de comunicação com qualidade para os clientes, maximizando valor para os acionistas”.
A operadora possui muita experiência para contar. Neste 06 de julho, data tão importante para a Sercomtel, o Minha Operadora preparou uma homenagem que elenca os principais marcos da empresa ao longo das décadas. “Senta que lá vem história…”
1964 – Fundação
A Prefeitura de Londrina cria o Departamento de Serviços Telefônicos da cidade. No ano seguinte, surge o Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina – Sercomtel.
1968 – Primeira central
É ativada a primeira central analógica, com 7280 linhas.
1970 – Uma cidade ligada
Inauguração da rede telefônica inter-distrital, única cidade do País a ter seus distritos atendidos por telefonia.
1971 – Pioneirismo no DDD
Inauguração da central de trânsito DDD da Telepar. 11ª cidade brasileira – antes de Brasília, Santos, Recife, Niterói e outros grandes centros nacionais – a integrar o Sistema de Discagem Direta à Distância.
1976 – Pioneirismo no DDI
Inauguração da Discagem Direta Internacional – DDI.
1979 – Um Feliz Acidente
- Início da oferta dos serviços chamados verticais, com ativação do serviço Disque Piadas. Um problema técnico possibilitou os usuários do Disque Piadas se comunicarem entre si, e quando o problema foi sanado, há um enorme apelo de usuários e da imprensa para a volta do sistema antigo. É o ponto de partida para o lançamento do Disque Amizade, que se torna mania nacional e mundial.
- Os Telefones Públicos da sede passaram a efetuar chamadas interurbanas a cobrar para qualquer parte do país.
1981 – Pioneirismo em Acessibilidade
Inauguração dos “orelhinhos”, Telefones Públicos (TPs) com orelhões rebaixados, permitindo a utilização por pessoas em cadeira de rodas e crianças, no Ano Internacional do Deficiente Físico, promovido pela ONU.
1984 – Primeira cidade digital
Com parceria entre a Sercomtel e a Ericsson do Brasil, Londrina se torna a primeira cidade do interior do Brasil a contar com uma central pública de tecnologia digital.
1992 – Pioneirismo na telefonia celular
Londrina é a primeira cidade do interior e a quarta do Brasil a ativar o serviço de telefonia móvel.
1996 – A evolução
- Início das atividades da Sercomtel como Sociedade Anônima de Economia Mista.
- Inaugura o Sistema Móvel Celular com tecnologia digital.
1997 – Certificação e Acessibilidade
- Recebimento de certificação ISO 9002 – sistema de gestão de qualidade.
- Instalação no Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles) de dois aparelhos que permitem aos surdos-mudos por meio de teclado (com modem próprio) e visor, comunicarem-se tanto a partir de um telefone público como de um aparelho telefônico convencional.
1999 – 100% Digital
- Primeira operadora com a planta 100% digital.
- Comercialização do celular pré pago.
VIU ISSO?
– História: Telesp Celular lançava primeiro celular pré-pago, em 1999
– Anatel autoriza Sercomtel a vender imóvel em Londrina
– Planos ‘Super Pré’ da Sercomtel com recarga única no ano: compensa?
2003 – GSM
Início das operações GSM da Sercomtel Celular.
2004 – Certificação e serviços multimídia
- Certificação ISO 9001 versão 2000 para a Sercomtel.
- Assinatura de acordo com a operadora Claro e ampliação da área de roaming para serviços multimídia.
2005 – Apostas no Futuro
- Prorrogação do contrato de concessão do STFC – Sistema Telefônico Fixo Comutado, nas modalidades local, longa distância nacional e longa distância internacional, válido por 20 anos.
- Sercomtel Celular faz parceria com a Intuel (Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina).
2006 – Internet para todos
Conclusão da instalação de infraestrutura de internet banda larga em 100% da zona rural de Londrina.
2007 – Modernidade, Segurança e Acessibilidade
- Início dos testes com clientes de internet sem fio de alta velocidade por meio da tecnologia Wi-Fi.
- Início da emissão de contas telefônicas em Braile.
- Ativação das primeiras câmeras de vigilância na cidade com projeto técnico do sistema de monitoramento desenvolvido pela Sercomtel.
2008 – 3.5G
Início da implantação da portabilidade numérica e operação da rede 3.5G.
2009 – A expansão
- A Anatel (órgão que regulamenta as teles) autoriza a Sercomtel a operar em todo o Estado do Paraná.
- Sercomtel Celular figura pelo 20º mês consecutivo no ranking da Anatel como a operadora com o menor número de reclamações registradas no call center da agência reguladora.
2015 – Modernidade
- Lançamento do plano de celular Super Pré Sercomtel.
- Modernização e expansão da rede móvel 3G.
- Expansão da fibra óptica em Londrina e outras cidades da região.
2018 – Um Futuro promissor
- A Sercomtel se destaca entre as operadoras como a marca mais lembrada pelos londrinenses nos serviços de telefonia fixa e provedor de Internet, na 23ª edição do Prêmio Top de Marcas e 14ª edição do Prêmio Top Nikkey.
- O Plano de Equilíbrio Financeiro da Sercomtel supera a receita prevista em 173%.
- Início do projeto conjunto com as forças de segurança de Londrina, para instalação de câmeras e fornecimento de tecnologia, visando o monitoramento da cidade.